Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Empresas tentam acordo após pressão contra medida em pacote de Haddad

Representantes de grandes companhias se reuniram nesta quarta (1) com o ministro em Brasília

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As grandes empresas que vêm pressionando o ministro Fernando Haddad (Fazenda) contra a medida de seu pacote econômico que altera o desempate no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) devem chegar a um acordo com o governo até o fim desta semana.

Organizado pelo empresário João Camargo, do grupo Esfera Brasil, e pela Abrasca (associação de companhias abertas que reúne gigantes como Ambev e Americanas), o setor empresarial reuniu-se nesta quarta (1º) com Haddad e membros da equipe econômica para levar uma proposta de acordo.

A ideia, segundo o tributarista Roberto Quiroga, é que, em caso de empate nas disputas do Carf, caiam as multas e os juros, o que deve representar cerca de 30% do contencioso. Primeiro, se abriria um prazo para negociação de um eventual pagamento com o governo.

Ainda conforme a proposta, caso a empresa decida pelo pagamento, seria apenas o principal, sem multa e juros. Caso vá em juízo, aí correriam os juros, mas a multa cai. Ou seja, a alternativa de evitar o pagamento de juros funcionaria como um estímulo para o contribuinte não levar a situação para o Judiciário, onde a solução poderia demorar muitos anos.

"Vai depender de uma análise de cada empresa sobre o caso dela", diz Quiroga, que acompanha a costura da proposta.

Segundo João Camargo, as empresas levaram à reunião uma estimativa de que, sob esses novos termos do acordo sem multa e juro que devem estimular o pagamento, o governo poderia arrecadar cerca de R$ 150 bilhões nos casos envolvendo as grandes empresas no Carf neste ano. O número supera a projeção de R$ 50 bilhões que Haddad apresentou no modelo, mas as empresas rebateram prevendo judicialização.

O ministro Fernando Haddad durante reunião com empresários do Esfera Brasil, de João Camargo
O ministro Fernando Haddad após reunião com empresários do Esfera Brasil e da Abrasca - Arquivo Pessoal

Seria, de acordo com o empresário, uma regulamentação do empate, mesmo com a manutenção do chamado voto de qualidade que devolve o desempate ao governo, como quer Haddad. "Quando vai para a Justiça depois que julga no Carf, a Receita tem recebido só 5%. Tirando multa e juros, são cerca de 30%. Todo mundo quer pagar. Ninguém quer litígio com o governo, porque custa caro, tem que pagar seguro fiança, advogado. Ficamos todos muito animados em fazer um acordo", afirma Camargo.

"Na reunião com o Ministério da Fazenda, foram identificadas as preocupações do fisco e dos contribuintes, e estamos construindo uma proposta alternativa que seja um salto à frente para garantir a segurança jurídica e a justiça tributária com ações de curto, médio e longo prazo. Estamos esperançosos que essa proposta seja viável", afirma Pablo Silva Cesário, presidente-executivo da Abrasca

Dentro do governo também houve receptividade. A avaliação é que a reunião foi positiva.

Nos últimos dias, formou-se uma batalha na Justiça contra a medida de Haddad. Veio uma onda de tentativas de liminares de grandes companhias como Rumo, Petrobras, Ambev, Marfrig, Santander e outras, tentando evitar com liminares que seus casos sejam julgados nesta semana, enquanto o Congresso não decidir sobre a medida provisória do pacote de Haddad que acaba com o desempate a favor das empresas instituído em 2020.

Até a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) foi ao STF (Supremo Tribunal Federal) levar uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra a volta do chamado voto de qualidade.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Zanone Fraissat - 30.jan.2023/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.