Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Farmácias preveem nova escalada em testes positivos de Covid

Novo levantamento da Abrafarma aponta alta superior a 70% em dezembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As grandes redes de drogarias preveem uma nova escalada no registro de casos positivos em testes de Covid em janeiro, segundo a Abrafarma (que reúne as maiores farmácias do país).

O novo levantamento com os dados mais recentes, de dezembro, aponta alta acima de 70% na comparação com novembro. Foram mais de 150 mil casos detectados pelas farmácias no último mês de 2022. O número é 19 vezes o resultado de outubro, segundo a Abrafarma.

Mulher faz teste de Covid em Xangai, na China
Mulher faz teste de Covid em Xangai, na China - Aly Song - 7.dez.22/Reuters

A incidência de positivos no total de testes de farmácia subiu do patamar de 13% em outubro para quase 35% em dezembro, portanto, acima da média histórica. Desde que o serviço começou a ser oferecido pelo varejo farmacêutico, em abril de 2020, foram mais de 20 milhões de testes, sendo aproximadamente 24% positivos.

"O contingente de atendimentos teve alta 60% [em dezembro], bem abaixo dos 72% de incremento nos casos, o que representa um sério sinal de alerta para a resiliência da doença. O estoque das lojas segue elevado para absorver essa demanda", diz Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, em nota.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.