Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inss

Previdência discute corte de juros do consignado do INSS com pressão de sindicatos

Tema está na pauta da reunião desta segunda-feira (13)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A redução das taxas de juros nos empréstimos consignados dos aposentados está na pauta da reunião do CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) desta segunda-feira (13), mas a expectativa do sindicato não é de uma solução imediata.

Segundo João Inocentini, presidente nacional do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), as lideranças sindicais que fazem parte do conselho vão elevar a pressão pela aprovação da medida e esperar que seja colocada em votação.

"Os bancos estão ganhando muito no consignado, que é o dinheiro mais seguro que tem. O risco é zero. Mas eu acho que essa semana não vai conseguir baixar. Acho que vai ter uma proposta e nós trabalharemos para baixar. Agora, se for para votação e se o governo votar, nós ganhamos", diz.

Ele afirma que também enviou ao governo a proposta da entidade para rediscutir a dívida com os bancos. "Nós queríamos rediscutir essa dívida dos aposentados para os bancos reduzirem um pouco o lucro deles e abater um pouco a dívida dos aposentados. Já mandamos a nossa proposta. É viável ter um abatimento em torno de 30% da dívida, e ninguém perde dinheiro", diz Inocentini.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que preside o CNPS, tem dito que, na reunião do conselho neste mês, o governo vai buscar a redução das taxas de juros cobradas nos empréstimos consignados de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Ele classifica o atual patamar dos juros como "criminoso". Ainda de acordo com o ministro, por se tratar de um crédito com baixo risco de inadimplência, seria possível diminuir o patamar cobrado.

O ministro da Previdência, Carlos Lupi
O ministro da Previdência, Carlos Lupi - Danilo Verpa - 17.fev.23/Folhapress

O CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) estabeleceu como teto de juros cobrados nas operações de crédito consignado para aposentados e pensionistas a taxa de 2,14% ao mês. Nas operações realizadas pelo cartão de crédito, a taxa é de 3,06% ao mês.

A Força Sindical, que tem um representante no CNPS, também pressiona.

"O crédito consignado em benefícios previdenciários precisa ser fortalecido com a redução de suas taxas máximas de juros, desonerando o público alvo e potencializando a capacidade de consumo interno, elemento central para a retomada do dinamismo da economia brasileira em todas as regiões do país", disse a central sindical em nota.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.