Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu aeroportos

Vizinhos de Congonhas se reúnem com Márcio França e reclamam de barulho em aeroporto

Ministro esteve com representantes dos moradores nesta sexta-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, se reuniu nesta sexta-feira (3) com associações dos bairros do entorno de Congonhas, que em agosto do ano passado tentavam suspender a concessão do aeroporto.

Sem sucesso nos esforços na Justiça para barrar o leilão, vencido pela espanhola Aena, representantes da vizinhança agora levaram ao novo ministro suas queixas contra a poluição sonora, que deve piorar após o aumento no número de voos do terminal.

Segundo Guilherme Canton, presidente da ANMA, uma das associações que reúne vizinhos de Moema, a intenção agora não é tentar embargar a licitação.

"Não acho que o tema seja cancelar, mas discutir os parâmetros e as contrapartidas para mitigar. Mudou o vento, tanto é que o ministro se dispôs a nos atender", diz Canton.

Uma das ideias é a possibilidade de instalação de janelas contra ruído nas escolas, hospitais e residências mais afetadas pelo barulho dos aviões, além de um fundo de mitigação para danos ambientais.

O processo para a concessão atravessa um impasse na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) sobre o uso de precatórios para quitar parte da outorga.

Avião se prepara para pousar na pista do aeroporto de Congonhas
Avião se prepara para pousar na pista do aeroporto de Congonhas - Karime Xavier - 22.dez.2022/ Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.