O Movimento Brasil Competitivo, organização que desenvolve iniciativas de governança nos setores público e privado, vai entregar, nesta quinta (20), à prefeitura de São Vicente (SP) um plano de desenvolvimento no setor de infraestrutura portuária para os próximos oito anos.
A ideia do projeto é alavancar a expansão econômica da cidade e fortalecer o desenvolvimento da cidade paulista, que comemora 500 anos em 2032.
Entre as ações propostas no plano estão a implementação de um porto offshore, a inclusão de São Vicente na poligonal do Porto de Santos e a melhoria da infraestrutura logística da cidade.
Todas essas iniciativas preveem a realização de PPPs (parcerias público-privadas) intersetoriais.
"O desenvolvimento portuário e de infraestrutura de São Vicente terá um impacto significativo para o avanço da competitividade do Brasil como um todo. Com o engajamento de diferentes atores sociais, incluindo população, iniciativa privada e academia, será possível transformar o projeto em realidade", ressalta Romeu Neto, diretor executivo do Brasil Competitivo.
A lista integra a carteira de projetos do Avança São Vicente, promovido pela prefeitura de São Vicente em parceria com o Movimento Brasil Competitivo e a Macroplan Consultoria.
São oito projetos voltados à inovação, digitalização, segurança, urbanismo, preservação ambiental, legal e educação.
Segundo o movimento, o plano que será entregue nesta quinta foi elaborado a partir de consultas públicas, fóruns de discussão, workshops e campanhas participativas para coleta de ideias dos moradores da cidade.
com Diego Felix
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.