Papo de Responsa

Espaço de debate para temas emergentes da agenda socioambiental

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Papo de Responsa

Causas são coletivas, não individuais

Doar para um único CPF esvazia movimentos e organizações que atendem diversas pessoas em vulnerabilidade social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Stellinha Moraes

Fundadora da ONG Anjos da Tia Stellinha. Assistente social, especialista em direitos humanos e mestranda em desenvolvimento local

Certa vez, em uma formação sobre crises humanitárias e estratégias de resposta, ouvi de uma gestora da ONG Médicos sem Fronteiras que fortalecer movimentos e equipamentos sociais instalados e atuantes no território era o primeiro passo para trazer possíveis soluções a esses conflitos. De forma estratégica e alinhada, esses atores sociais poderiam atuar juntos nas necessidades em campo.

Ela disse ainda que movimentos sociais ou religiosos que chegam no território querendo aplicar sua metodologia de forma direta e impositiva —trazendo doações indevidas e com distribuição indiscriminada— atrapalham mais do que ajudam.

mulher loira de óculos sorri dentro de tela
A fundadora da ONG Anjos de Tia Stellinha, Stella Moraes, venceu o Prêmio Empreendedor Social 2021 com o projeto Mãe e Muito+ - Jardiel Carvalho/Folhapress

Em outra ocasião, também em um curso, agora em direitos humanos e responsabilidade social, ouvi algo parecido de Mariana Serra, experiente líder social em territórios de crises humanitárias, e gestora da ONG Vollunteer Vacation.

Ela disse que o Haiti tinha virado um grande depósito de roupas por causa da absurda doação internacional. Os países acreditavam que itens de vestuário eram a maior necessidade do povo, enquanto ONGs locais não tinham recurso para alimentar os que estavam abrigados nos equipamentos sociais.

O ser humano se compadece das causas sociais, e principalmente das que são veiculadas na mídia em formato sensacionalista. A trama piora se a causa tiver nome, sobrenome e CPF. Vão além de se compadecer com a situação: a paternalizam, endeusam, tomam a causa para si.

Tornar a causa individual é se esquecer de que a causa de uma pessoa, sem a menor dúvida, é a causa de toda uma minoria. E quando digo minoria não estou dizendo em números, obviamente, mas me refiro ao termo usado para categorizar grupos com características sociais que os colocam em vulnerabilidade e em pé de desigualdade social.

Quando essa causa é individualizada, independente de ser para uma boa ou má referência, essa mesma causa, em seu formato social e coletivo, é esvaziada.

Seja o caso de espancamento de um indivíduo negro no Carrefour —que o senso comum taxava como "caso isolado"—, seja pela comoção nacional com dona Janete, idosa que apareceu chorando com fome na TV, no dia 23 de junho.

O caso isolado sempre faz parte de um todo. E nesse sentido está a solução.

O ser humano tem empatia, quer doar. Mas movido pelo sentimento (às vezes o de "salvador"), doa errado. Doa para uma pessoa, que acumula recebimentos de muitos dígitos, enquanto causas legítimas, com diversas pessoas na situação de privação de direitos, são esvaziadas, esquecidas e enfraquecidas.

A verdadeira transformação social está na união de todos os setores da sociedade. O Estado, garantidor legítimo de direitos, empresas e mercado financeiro, e a sociedade civil organizada —e não 'desorganizada', com cada um lutando por uma causa individual, um CPF, no intuito do "salvador".

É preciso unir forças, fortalecer causas sociais por meio de ONGs, e movimentos que têm sua atuação legitimada tanto na temática quanto no território.

Deles sairão metodologias próprias para enfrentar o desafio social, a logística testada e aprovada na entrega de doações e afins, e até mesmo a interlocução com atores do território, seja a parte pública, seja a rede de usuários.

O terceiro setor cria soluções sociais há décadas, como um laboratório que testa e aprova tecnologias sociais de real transformação para a população em vulnerabilidade.

Só falta agora a sociedade civil, em cada CPF que mantém, acreditar e investir socialmente, para que a mudança não seja B2B, mas sistêmica e sustentável.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.