Papo de Responsa

Espaço de debate para temas emergentes da agenda socioambiental

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Papo de Responsa

Compromisso com a doação para mudar o Brasil

Dia de Doar traz oportunidade de se aproximar de causas e apoiar a transformação da sociedade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carola Matarazzo

Diretora executiva do Movimento Bem Maior e finalista do Prêmio Empreendedor Social 2020

Roberta Faria

Cofundadora e co-CEO da Editora MOL e presidente do Instituto MOL

Quando chegamos a essa época do ano, muitas pessoas e empresas procuram fazer planos, estabelecer prioridades e pensar em mudanças para o próximo ciclo. Se ajudar a transformação do mundo fizer parte de seus objetivos, esse é um ótimo momento para se organizar e colocar a doação de forma recorrente dentro do planejamento financeiro em 2023.

Vivemos em um país com uma imensa injustiça social. Basta andar pelas ruas para observar a gigante desigualdade. São 33 milhões de brasileiros vivendo em situação de insegurança alimentar grave, de acordo com o 2° Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19.

Grafite "quem doa vive mais", feito em muro da rua Baronesa de Itu, região central de São Paulo, por Pedro Frazão, 38, que espalha mensagens incentivando a doação por São Paulo para ajudar organizações sociais
Grafite "Quem doa vive mais", feito na região central de São Paulo, por Pedro Frazão - @eveweigel/Divulgação

Quem tem comida na mesa e se encontra em uma condição financeira estável tem a responsabilidade de contribuir para mudar essa realidade.

A quem estiver interessado em apoiar a transformação da sociedade mas não sabe por onde começar, temos uma dica: busque identificar causas que mais combinam com a sua história de vida.

Para ajudar nessa pesquisa, há um teste rápido e divertido na plataforma Descubra sua Causa —uma parceria entre o Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) e Instituto MOL, com apoio do Movimento Bem Maior.

Depois de escolher uma organização e passar a apoiá-la de forma programada, o doador constrói uma relação de proximidade com a causa, passando a acompanhar o trabalho e os resultados, a perceber o impacto de sua ajuda e a ver ainda mais de perto a realidade.

Isso é muito valioso, pois não é apenas uma questão de destinar recursos. O apoiador tem a oportunidade de virar um embaixador da causa escolhida, somando forças ao trabalho daquele grupo.

Com um apoio periódico assegurado, as instituições ganham força para agir de forma planejada e em emergências.

Outro ponto central é que doações individuais ajudam as organizações a terem mais autonomia para implementar seus projetos e a caminhar de acordo com seus propósitos. Se uma instituição é dependente de recursos de uma única empresa, o que ela vai fazer caso a empresa deixe de apoiá-la?

Se uma causa não recebe atenção do setor privado nem do governo, como uma iniciativa vai conseguir recursos para defendê-la?

A resposta pode ser dada pelas pessoas físicas, por meio das doações. Esse comprometimento em ajudar regularmente faz parte da cultura de doação que precisa ser disseminada cada vez mais pelo mundo.

Para espalhar essa ideia, existe até uma data especial: o Dia de Doar, que neste ano é comemorado em 29 de novembro. O evento realiza uma grande mobilização para celebrar a generosidade e para fazer a conexão entre pessoas e organizações.

A rede de solidariedade tem que crescer com mais brasileiros tornando-se embaixadores de causas e, consequentemente, construtores de um país mais justo.

Afinal, não podemos esperar uma crise surgir para doar, não podemos esperar a floresta pegar fogo para agir e não podemos esperar uma pessoa passar fome para lhe providenciar o acesso ao alimento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.