Patrícia Campos Mello

Repórter especial da Folha, foi correspondente nos EUA. É vencedora do prêmio internacional de jornalismo Rei da Espanha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Patrícia Campos Mello

China avança no Brasil, no rastro da Lava Jato

Para especialista, Pequim ganha espaço de empreiteiras brasileiras, mas oferece parceria daninha

Temer segura a camisa amarela da Seleção Brasileira, com o número 10 e o nome de Xi Jinping ao lado do líder chinês. Ambos sorriem. Os dois usam terno preto e camisa branca. Ao fundo, a parede amarelada do Grande Salão do Povo, que tem tapete vermelho. À esquerda aparecem dois seguranças de terno.
O presidente Michel Temer entrega ao líder chinês, Xi Jinping, uma camisa da Seleção Brasileira em visita a Pequim - Beto Barata - 1º.set.17/Presidência da República
 

Evan Ellis, pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos do Army War College, admite que o momento não é ideal para falar dos perigos da expansão chinesa na América Latina

Está difícil convencer os latino-americanos de que os Estados Unidos são um parceiro melhor do que a China —vide as tarifas e cotas de Donald Trump sobre aço e alumínio, que afetam Argentina e Brasil, a linha-dura de Washington para imigração, e a abordagem habitualmente desrespeitosa do mandatário americano com os vizinhos do sul.

Mas Ellis, que esteve em São Paulo para fazer uma palestra na fundação Fernando Henrique Cardoso, afirma que a mensagem é particularmente importante para o Brasil.

Segundo o especialista em América Latina, o Brasil sempre foi uma prioridade para a China, por causa do tamanho do mercado brasileiro. Mas especialmente neste momento, Pequim está avançando de forma agressiva no Brasil, aproveitando-se do vácuo deixado pela Lava Jato.

Durante muito tempo, empresas politicamente influentes como a Odebrecht e outras enredadas na Lava Jato conseguiram brecar um pouco o avanço chinês no mercado brasileiro. 

Agora, a China pode conquistar grandes nacos do mercado brasileiro, nas áreas de construção, logística, manufatura e energia, sem nenhum competidor com força política para lhe fazer sombra.

E isso não apenas dentro do Brasil. Empresas chinesas estão ocupando espaço deixado por empreiteiras brasileiras na América Latina e África.

E por que isso é ruim? “É muito maior o risco de o Brasil desenvolver uma dependência nociva da China do que jamais foi no caso dos EUA”, diz Ellis.

Na medida em que a China passou a ocupar o posto de maior parceiro comercial do Brasil, a estrutura das exportações brasileiras passou por uma reprimarização, ou seja, aumentou muito a participação de produtos e de baixo valor agregado e commodities na pauta.

Ao mesmo tempo, Pequim tomou o lugar do Brasil de outros mercados, como EUA e UE, para fornecer manufaturados.

“Esse relacionamento econômico não é benéfico, leva a China a diversificar sua produção e o Brasil a se concentrar em produtos de baixo valor agregado”.

Segundo Ellis, a comunicação estratégica dos EUA com a América Latina nunca esteve em pior estado. Mesmo assim, o pesquisador insiste, os EUA oferecem uma parceria muito mais saudável do que a China.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.