Patrícia Campos Mello

Repórter especial da Folha, foi correspondente nos EUA. É vencedora do prêmio internacional de jornalismo Rei da Espanha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Patrícia Campos Mello

Adelio Bispo esfaqueou Bolsonaro porque era de esquerda ou porque tinha distúrbios?

Difícil dizer se o agressor é diferente do sujeito que tentou matar Reagan para impressionar Jodie Foster

PATRÍCIA CAMPOS MELLO


No dia 30 de março de 1981, John Hinckley  Jr  abriu fogo contra o então presidente Ronald Reagan na saída de um hotel em Washington e atingiu líder americano e mais três pessoas.

Reagan foi atingido por uma bala, que quebrou uma de suas costelas e perfurou seu pulmão, causando hemorragia interna. Mas ele se recuperou em alguns dias. 

A taxa de aprovação de Reagan subiu 11 pontos, segundo pesquisa do Washington Post-ABC, dois dias após o atentado, e chegou a 73%.

 O candidato a presidente pelo PSL, Jair Bolsonaro, pouco antes de ser esfaqueado durante ato político em Juiz de Fora
O candidato a presidente pelo PSL, Jair Bolsonaro, pouco antes de ser esfaqueado durante ato político em Juiz de Fora - Folhapress

Naquela era pré-internética, contava-se apenas com a força das imagens da TV e de fotos para amplificar a cena. E mesmo assim, foram 11 pontos porcentuais.

(Fotos de autoria do brasileiro Sebastião Salgado, aliás.)

O atirador tinha distúrbios psiquiátricos e afirmou ter tentado matar Reagan para chamar a atenção da atriz Jodie Foster. Ele teria ficado obcecado pela atriz após ela participar do filme Taxi Driver, aos 12 anos.

O protagonista de Taxi Driver, Travis Bickle (Robert de Niro) foi inspirado em Arthur Bremmer, que tentou matar o então governador do Alabama, o segregacionista George Wallace.

O atirador não era do partido Democrata, nem estava decidido a matar um republicano – anteriormente, ele tinha seguido o então presidente Jimmy Carter, um democrata. O negócio era matar um presidente, qualquer um. Hinckley Jr ficou confinado em um hospital psiquiátrico até ser solto, dois anos atrás.

Jair Bolsonaro não é presidente, é candidato. Mas é de se esperar que a ampla difusão das imagens de Bolsonaro sendo atingido por uma facada aumentem, e muito, sua posição nas pesquisas de intenção de voto.

Assim pensa o mercado financeiro, que, fã do alardeado livre-mercadismo de Bolsonaro, levou a Bovespa a fechar em alta de 1,71% e o dólar, em baixa de 1,1%.

Adelio Bispo, que esfaqueou Bolsonaro, não é obcecado por Jodie Foster. Mas ele tem certeza de que a grande conspiração maçônica é responsável por tudo de ruim que acontece no mundo. “Onde se vê (sic) estes banhos sangue ocorrendo, é sinal que maçonaria está reinando”, disse ele, em post em seu Facebook, do dia 21 de julho.

Ele tem “projetos”.” "Sem sem sobra de dúvida, um dos meus projetos tende a beneficiar os brasileiros nesta condição, a construção de cidades para entregar para este público que hoje não tem nem onde morar , que dirá poder financeiro para constituir uma família”, diz no Facebook.  

E ele tem certeza de que a senadora Ana Amélia, vice na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB), está “roubando” seus projetos. “Ana Amélia é ladra de projetos, publicados em rede social, como este Face aqui”, escreveu alguns dias atrás.

Segundo relatos, Bispo diz ter esfaqueado o candidato do PSL “a mando de deus”. Em entrevista no G1, o marido da sobrinha de Bispo disse:

"Já sabia que um dia ia acontecer qualquer coisa, ele já 'pegou faca' pra irmã dele. A família humilde, pobre, não tem ninguém pra internar, aconteceu isso. Eu acho que é de tanto ler a Bíblia. Acho que ele lia a Bíblia de trás pra frente, de frente pra trás. Não é normal, não."

Bispo postava inúmeros comentários contra Bolsonaro, contra “coxinhas”, contra Alexandre Frota, e rasgados elogios ao ditador venezuelano, Nicolás Maduro.

Ele foi filiado ao PSOL e tem em seu Facebook diversas fotos de camisetas “Lula Livre” e postagens a favor da esquerda.

Mas faço uma pergunta: será que ele é muito diferente do sujeito que tentou matar o Reagan para impressionar a Jodie Foster? Será que ele esfaqueou o Bolsonaro porque é de esquerda, ou porque tem algum distúrbio?

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.