Patrícia Campos Mello

Repórter especial da Folha, foi correspondente nos EUA. É vencedora do prêmio internacional de jornalismo Rei da Espanha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Patrícia Campos Mello

Na campanha eleitoral indiana, pouco se fala sobre violência contra mulheres

Questão, crucial no país, não está recebendo a atenção que deveria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mumbai

A polícia do estado do Rajastão prendeu mais dois suspeitos de estupro coletivo de uma mulher dalit, a casta considerada mais baixa na Índia.

A mulher, de 20 anos, estava junto ao marido quando foi abordada por motoristas de caminhão. Cinco homens esmurraram seu marido e depois arrastaram a mulher para um trecho deserto da estrada.

Eles a estupraram várias vezes e filmaram o ataque. O vídeo viralizou.

Estudantes indianas durante vigília em homenagem a mulher de estupro coletivo ocorrido em dezembro de 2012
Estudantes indianas durante vigília em homenagem a mulher de estupro coletivo ocorrido em dezembro de 2012 - Manan Vatsyayanaafp - 16.dez.13/AFP

Uma sobrevivente de estupro em Chandigarh teve sua apelação rejeitada por um tribunal superior após o suspeito do ataque ter sido inocentado por um juiz. Ela acusa o magistrado de ter sido manipulado.

Um padre de Jharkhand foi condenado por conivência em um estupro coletivo em que cinco mulheres foram sequestradas e atacadas por um grupo.

Esses são apenas alguns dos relatos sobre estupros publicados por jornais indianos desde que cheguei à Índia, há dois dias.

Nesta que é minha sexta viagem ao país para fazer reportagens, a violência contra mulheres continua muito presente na nação de quase 1,4 bilhão de habitantes.

Mas o tema não está entre os principais assuntos da campanha eleitoral. Candidatos disputando 900 milhões de votos da maior eleição do mundo têm se concentrado em questões como segurança nacional e terrorismo do Paquistão, desemprego —que atingiu nível recorde em 45 anos—, suicídios de agricultores em meio à crise no campo, nacionalismo hindu.

Não que essas questões não sejam importantes. Mas chama a atenção o fato de a violência sexual contra mulheres, um enorme problema no país, não ganhar mais destaque na campanha eleitoral.

No domingo (12), realiza-se a penúltima rodada da eleição dos legisladores da Lok Sabha, a câmara baixa. A grande aposta é que o BJP, partido do atual primeiro-ministro, Narendra Modi, elegerá o maior número de legisladores.

Mas talvez não conquiste a maioria, como na avassaladora vitória de 2014, e precise fazer uma coalizão.

O principal partido de oposição, o Congresso, tenta costurar uma grande aliança para se contrapor ao BJP.

A votação se encerra no dia 19, e os resultados serão computados e divulgados no dia 23.

Em 2014, em 16 dos 29 estados indianos o número de eleitoras superou o de eleitores. Mesmo assim, uma questão que é crucial para as mulheres, a violência, não está recebendo a atenção que deveria.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.