Patrícia Campos Mello

Repórter especial da Folha, foi correspondente nos EUA. É vencedora do prêmio internacional de jornalismo Rei da Espanha.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Patrícia Campos Mello

O que os cinco do Central Park e a super-promotora Linda Farstein nos ensinam sobre a Justiça

Policiais, promotores e jornalistas colaboraram para que o sistema cometesse uma injustiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É difícil assistir até o final a “Olhos que condenam”, série da diretora Ava DuVernay que acaba de estrear na Netflix.  A sensação de injustiça revira o estômago, causa mal-estar físico.

A série retrata o caso dos cinco adolescentes negros, entre 14 e 16 anos, condenados injustamente pelo estupro de uma executiva de banco branca no Central Park, em Nova York, em 1989.

Antron McCray, Raymond Santana, Yussef Salaam, Kevin Richardson e Korey Wise
Antron McCray, Raymond Santana, Yussef Salaam, Kevin Richardson e Korey Wise recebem homenagem em cerimônia da União das Liberdades Civis Americanas; os cinco foram condenados erroneamente pelo estupro de uma mulher branca nos anos 1990 - Valerie Macon - 7.jun.2019/AFP

Nova York vivia uma onda de crimes, no pico da epidemia de crack, e o estupro brutal de Trisha Meili, que chegou a ficar em coma e ficou com sequelas para sempre, causou comoção nacional.

A polícia estava determinada a solucionar o caso rapidamente. Uma promotora aguerrida, Linda Farstein, supervisora da investigação e chefe da área de crimes sexuais, determina já de início que todos os jovens negros que estavam no parque eram suspeitos.

Os policiais saíram interrogando todos os negros e latinos que estavam no Central Parque na hora do crime, e acabam focando em cinco —Korey Wise, Raymond Santana, Kevin Richardson, Antron McCray e Yusef Salaam, que tinham entre 14 e 16 anos. 

Não havia nenhum indício ou prova de que os meninos estivessem envolvidos. Nem os horários em que o crime aconteceu e o local onde eles estavam no parque eram compatíveis

Os adolescentes foram interrogados por horas, sem a companhia dos pais ou de advogados. Foram coagidos a confessar, com a promessa de que, em troca de colaboração, seriam soltos logo.

Os meninos cumpriram penas entre 6 e 13 anos. Perderam a sua juventude detrás das grades, tratados como criminosos, sem ter feito nada.

Em 2002, Matias Reyes, um estuprador em série que cumpria pena de 40 anos de prisão, confessou o crime contra Trisha Meilli, e o teste de DNA confirmou a autoria.

Reyes, após atacar Trisha, continuara solto, estuprara outras mulheres e matou uma grávida —enquanto cinco adolescentes inocentes estavam presos.

A Justiça anulou a condenação dos jovens, que foram soltos. Mas nem o Estado, nem a promotora, ou policiais, admitiram o erro.

A cidade fez um acordo com os cinco em 2014 e os indenizou em US$ 41 milhões pelos quase 40 anos de vida perdidos na prisão injustamente —sem admitir nenhum erro.

Na série, a promotora Farstein aparece admitindo que os horários não batiam, que não havia nenhuma prova, mas mesmo assim insiste em enquadrar os jovens.

Nem quando se encontra DNA que não é compatível com o material genético de nenhum dos jovens ela desiste. Continua forçando a barra para incriminá-los.

Farstein protestou, dizendo que a série é tão “cheia de distorções e falsidades que chega a ser uma invenção completa”.

Outro que faz uma aparição pouco lisonjeira é o então magnata imobiliário Donald Trump. Na época, Trump comprou anúncios de página inteira nos jornais pedindo a volta da pena de morte e pronta execução dos meninos.

A mídia tampouco sai ilesa —jornais cobriram o processo de forma sensacionalista e levantaram poucos questionamentos em relação às acusações e investigações.

Policiais, promotores, jornalistas —todos juntos colaboram para o sistema judicial cometer uma injustiça atroz.  

Desde que a série estreou, a vida de Linda Farstein virou de cabeça para baixo.

Ela fora tratada como uma super-heroína da Justiça em grande parte de sua vida. Fora uma das chefes da divisão de combate aos crimes sexuais em NY, que inspirou a série de TV  Law and Order SVU.

Ganhara prêmios de pessoa do ano e se tornara uma das promotoras mais famosas do país. Após se aposentar da promotoria, tornou-se uma bem-sucedida escritora de best-sellers policiais.

Com a série, campanhas de boicotes a seus livros ganharam as redes sociais, e sua editora acabou cancelando seu contrato. Farstein se viu obrigada a renunciar de cargos em vários conselhos de organizações filantrópicas.

Ao New York Times, Daniel R. Alonso, que trabalhava com Farstein na promotoria, afirmou que “é sempre terrível quando uma pessoa é condenada injustamente”, mas que isso não deveria ofuscar todas as conquistas da carreira da promotora.

Citando o histórico de Farstein no combate a estupradores e em campanhas por medidas de proteção a vítimas, ele disse ao jornal: “Eu acho que é terrível cancelar a carreira inteira de alguém por causa de um caso”, disse.

Mesmo quando o caso resulta em cinco jovens passando quase 40 anos na cadeia por engano?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.