Paula Cesarino Costa

Jornalista, foi secretária de Redação e diretora da Sucursal do Rio. Foi ombudsman da Folha de abril de 2016 até maio de 2019.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Paula Cesarino Costa

Batalha em progresso

Reforma da Previdência terá tramitação longa e exigirá esforço interpretativo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Poucos assuntos exigem tanta atenção e dedicação do jornal e de seus leitores como a reforma da Previdência.

Considerada necessária e urgente por amplo espectro político-ideológico e socioempresarial, a reforma tem sido discutida e prometida por todos os governos após a redemocratização. Todos fracassaram no plano geral, tendo conseguido apenas vitórias pontuais, em vez de modificações amplas e reestruturantes. Começaram com projetos grandiosos e terminaram cedendo em pontos que consideravam essenciais.

Na última quarta-feira (20), depois de muitas idas e vindas, o presidente Jair Bolsonaro entregou ao Congresso o texto básico com a proposta de mudanças constitucionais. A mídia em geral debruçou-se sobre dezenas de artigos e parágrafos com lupa, mas, por vezes, noticiava os tópicos em geral sem ressalvar o lento processo legislativo adiante e as inconsistências jurídicas.

O projeto passará por comissões diversas, receberá emendas, acréscimos e cortes por meio de destaques e adendos. Ao fim, serão necessárias duas votações na Câmara e duas no Senado, com o texto tendo de receber o apoio de três quintos dos parlamentares nas duas Casas para ser aprovado. Essa necessária e óbvia ressalva impede que o projeto seja tomado como obra acabada, em vez de processo em construção.

Leitores mais desavisados e pouco afeitos ao processo legislativo tomaram mudanças como concretas e definitivas, o que estão muito longe de ser.

A Folha fez uma cobertura, tanto na versão digital quanto na impressa, que se pode definir como correta, mas sem se sobressair no mar de informações que inundou a cabeça dos leitores. A tão esperada entrega do projeto —capaz de mudar a vida de gerações inteiras de forma radical— deveria ter ensejado edição mais caprichada em sua apresentação visual, mais criativa e, principalmente, mais analítica e crítica.

É inegável que a reforma é ampla, engloba aspectos diversos e deve ser analisada com profundidade para evitar conclusões precipitadas ou avaliações frágeis. O fundamental era —e continua sendo— traduzir para o leitor, de forma didática e aprofundada, o que será discutido no Congresso, com maior ou menor chance de aprovação, e quais os impactos nas contas públicas e na vida das pessoas.

Quais os pontos que devem enfrentar maior resistência de parlamentares e lobbies? De que forma? Quais os principais questionamentos jurídicos e seus fundamentos? Aqui e ali havia referências a tais pontos, mas faltou concatenação editorial e peso analítico para qualificar a proposta e projetar obstáculos à frente.

Detalhe importante na cobertura da Folha: o site do jornal passou grande parte do dia da divulgação da reforma tendo como destaque principal o caso do envolvimento do ministro do Turismo com os candidatos laranjas. Considero equivocada a decisão.

Passou a impressão de que o jornal estava mais preocupado em derrubar outro ministro do que em dedicar tempo e espaço ao esclarecimento das mudanças que poderão afetar diretamente seus leitores.

Como obra em progresso, a reforma tomará muito espaço ainda nos jornais. Exigirá pluralidade de pontos de vista, checagem minuciosa de cifras e valores —o grau de incerteza da economia a ser obtida é só um deles— e a identificação de "jabutis" como a possibilidade de fim do pagamento de multa de 40% do FGTS a quem já estiver aposentado.

A discussão sobre as mudanças na aposentadoria dos brasileiros está apenas começando --mais uma vez. É preciso encarar a missão de traduzir, discutir e problematizar de modo equilibrado, fácil e organizado cada passo dessa caminhada.

Jornais demoraram a ver de perto a tensão na fronteira

Muitos repórteres, em diferentes momentos, já foram enviados pela Folha a Caracas, às fronteiras da Venezuela e a Roraima, destino inicial do maior número de refugiados que entram hoje no Brasil.

Desde a reeleição de Nicolás Maduro, em 2018, e especialmente após o oposicionista Juan Guaidó autodeclarar-se presidente da Venezuela, a tensão cresceu. A situação dos últimos dias não pode ser vista como corriqueira. Estava marcada por Guaidó para sábado (23) a entrada da ajuda humanitária aos venezuelanos.

No jornal de sexta (22), a Folha não deu na manchete. Logo de manhã, soldados venezuelanos atiraram contra indígenas, matando dois e ferindo pelo menos 15 deles.

Nenhum dos principais jornais brasileiros estava lá. A Secretaria de Redação informou que enviou para a fronteira colombiana e brasileira repórteres que começaram a dar notícias na noite de sexta. A Folha pareceu lenta e tímida.

Erramos: o texto foi alterado

O quórum para aprovação da reforma da Previdência é de 3/5 dos membros da Câmara e do Senado, não de 2/3. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.