Paul Krugman

Prêmio Nobel de Economia, colunista do jornal The New York Times.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Paul Krugman
Descrição de chapéu The New York Times

Aprendendo a viver com a baixa fecundidade nacional

Uma economia com a população estabilizada precisa de políticas públicas diferentes daquelas da geração baby-boom

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

The New York Times

Na semana passada o Bureau de Estatísticas do Trabalho divulgou uma inflação muito mais alta do que quase todo mundo previa, e os inflacionistas —pessoas que sempre preveem aumentos de preços disparados, e sempre estão erradas— aproveitaram a notícia como prova de que desta vez o lobo é real.

Os mercados financeiros, porém, levaram a coisa com tranquilidade. As ações caíram após o relatório, mas logo compensaram a maior parte das perdas. O rendimento dos títulos aumentou ligeiramente com a notícia, depois terminou a semana exatamente onde começou —extremamente baixo.

Por que tão pouca reação à notícia da inflação? Parte da resposta, supostamente, foi que quando os investidores tiveram tempo para digerir os detalhes perceberam que havia poucos sinais de aumento da inflação subjacente; esta era uma pequena bolha refletindo provavelmente aumentos isolados dos preços de carros usados e quartos de hotel.

Pedestres caminham na Times Square, em Nova York - Wang Ying - 10.nov.2020/Xinhua

Além disso, porém, está o que eu creio ser a percepção de que enquanto alcançamos um sucesso dramático, quase milagroso, em derrotar a Covid-19, quando a pandemia passar nós provavelmente estaremos em um ambiente de baixas taxas de juros sustentadas em consequência da fraca demanda por investimentos. E o maior motivo para esse ambiente de taxas baixas é a forte queda da fecundidade, o que implica crescimento lento ou negativo no número de americanos na idade ativa mais proveitosa.

Esse não é um assunto novo. O relatório do censo no mês passado mostrando o menor crescimento da população dos Estados Unidos desde os anos 1930 só confirmou o que todo mundo que estuda o assunto já sabia. E os EUA chegam relativamente atrasados a essa festa. A população em idade ativa do Japão vem diminuindo desde meados dos anos 1990. A zona do euro está em queda desde 2009. Até a China começa a parecer com o Japão, um legado de sua política do filho único.

A população estagnada ou em declínio é um grande problema econômico? Não precisa ser. Na verdade, em um mundo de recursos limitados e grandes problemas ambientais há argumentos a favor de uma redução da pressão populacional. Mas precisamos pensar nas políticas de modo diferente em uma economia com população estabilizada do que pensávamos no tempo em que a geração baby-boom amadureceu e rapidamente inchou a força de trabalho potencial.

Está bem, deixe-me admitir que há um problema real: uma população que envelhece significa menos trabalhadores ativos por aposentado, o que levanta alguns problemas fiscais. Mas esse problema é muitas vezes exagerado. Lembre-se de todo o pânico sobre como a Seguridade Social não conseguiria sobreviver ao peso dos aposentados da geração do pós-guerra? Bem, muitos deles já se aposentaram; em 2025, a maior parte do crescimento no número de beneficiários por trabalhador causado pela aposentadoria dessa geração já terá ocorrido. Mas não há crise.

Há, entretanto, uma questão diferente com o baixo crescimento da população. Para manter o pleno emprego, uma economia de mercado precisa convencer as empresas a investir todo o dinheiro que as famílias querem poupar. Mas grande parte da demanda por investimentos é conduzida pelo crescimento populacional, conforme novas famílias precisam de novas casas, novos trabalhadores demandam a construção de novos prédios de escritórios e fábricas, e assim por diante.

Então o baixo crescimento da população pode causar uma fraqueza de gastos persistente, fenômeno diagnosticado em 1938 pelo economista Alvin Hansen, que estranhamente o chamou de "estagnação secular". O termo e conceito foram reanimados recentemente por Larry Summers, e nessa questão acho que ele tem razão.

A estagnação secular pode ser um problema, porque se as taxas de juros são muito baixas mesmo em bons tempos não há muito espaço para o Fed cortar as taxas durante as recessões. Mas um mundo com taxas de juros baixas também pode oferecer grandes oportunidades em políticas —se nos dispusermos a pensar com clareza.

Pois o que estamos vendo aqui é um mundo inundado de poupança sem ter para onde ir: as famílias estão ávidas para emprestar dinheiro, mas as empresas não veem boas oportunidades de investimento. (Bitcoins não contam.)

Bem, por que não colocar o dinheiro para trabalhar para o bem público? Por que não emprestar barato e usar os fundos para reconstruir nossa infraestrutura em ruínas, investir na saúde e na educação de nossas crianças, e mais? Isso seria bom para nossa sociedade, bom para o futuro e também forneceria um amortecedor contra futuras recessões.

E o peso da dívida?, você pergunta. Bem, a dívida federal como porcentagem do PIB é o dobro da que era em 1990, mas os pagamentos de juros sobre a dívida são apenas a metade, aproximadamente. É isso o que fazem os baixos custos dos empréstimos —em geral um subproduto da estagnação demográfica.

Então, as propostas do governo Biden para a infraestrutura e a família são o tipo de coisa que eu tenho em mente? Elas são um passo gratificante na direção certa. Mas não são tão ambiciosas quanto são retratadas em geral, e no meu entender são responsáveis demais do ponto de vista fiscal —o governo está excessivamente preocupado com pagar por seus planos.

O fato é que, gostem ou não, nós vamos viver por muito tempo com um crescimento populacional lento. E precisamos começar a pensar em políticas econômicas levando em conta essa realidade.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.