Paul Krugman

Prêmio Nobel de Economia, colunista do jornal The New York Times.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Paul Krugman

Ataque da polícia do pensamento de direita

Não ensine nada que deixe os alunos incomodados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os americanos gostam de pensar que seu país é um farol da liberdade. E apesar de termos falhado de várias maneiras em corresponder a essa imagem, acima de todas as enormes injustiças que brotaram do pecado original da escravidão, a liberdade —não apenas eleições livres, mas também liberdade de expressão e pensamento— é há muito tempo um elemento chave da ideia americana.

Hoje, porém, a liberdade está sendo atacada, e em mais frentes do que muitas pessoas percebem. Todo mundo sabe da Grande Mentira, a recusa da ampla maioria dos republicanos a aceitar a legitimidade de uma derrota eleitoral. Mas há muitas outras áreas em que a liberdade não apenas sofre ataques, como está retrocedendo.

Vamos falar, em particular, sobre o ataque à educação, especialmente, mas não apenas, na Flórida, que se tornou um dos principais laboratórios de erosão democrática nos Estados Unidos.

Livro pegando fogo - Adobe Stock

Os republicanos fizeram um avanço político considerável ao denunciar o ensino da TCR (teoria crítica da raça; a estratégia deu certo, apesar de a maioria dos eleitores não ter ideia do que é essa teoria, e na verdade ela não estar sendo ensinada nas escolas públicas. Mas os fatos nesse caso não importam, porque as denúncias sobre TCR são basicamente um disfarce para uma agenda muito maior: a tentativa de impedir as escolas de ensinar qualquer coisa que deixe as pessoas de direita incomodadas.

Eu uso essa última palavra com consideração: há um projeto de lei que corre no Senado da Flórida que declara que um indivíduo "não deve ser levado a sentir incômodo, culpa, nervosismo ou qualquer outra forma de aflição psicológica por causa de sua raça". Isto é, o critério para o que pode ser ensinado não é "Isso é verdade? É apoiado pelo consenso acadêmico?", mas sim "Isso causa incômodo em certos eleitorados?"

Qualquer pessoa tentada a fazer uma interpretação inofensiva desse dispositivo —talvez seja apenas questão de não atribuir uma culpa coletiva?— deveria ler o texto da lei. Entre outras coisas, ela cita como dois exemplos básicos de coisas que não devem acontecer nas escolas "a negação ou minimização do Holocausto e o ensino da teoria crítica da raça" —porque sugerir que "o racismo está inserido na sociedade americana" (a definição da teoria no projeto de lei) é simplesmente a mesma coisa que negar que Hitler matou seis milhões de judeus.

O que é realmente chocante, entretanto, é a ideia de que as escolas devem ser proibidas de ensinar qualquer coisa que cause "incômodo" [ou desconforto] entre os estudantes e seus pais. Se você imagina que as consequências de se aplicar esse princípio se limitariam ao ensino sobre relações raciais, está sendo totalmente ingênuo.

Por um lado, o racismo está longe de ser o único tema perturbador na história americana. Tenho a certeza de que alguns estudantes acharão que a história de como chegamos a invadir o Iraque —ou mesmo de como nos envolvemos no Vietnã— os deixa incomodados. Removam esses temas do currículo!

Depois há o ensino de ciência. A maioria dos colégios ensina a teoria da evolução, mas importantes políticos republicanos ou são evasivos ou negam ativamente o consenso científico, supostamente refletindo o incômodo da base do partido com esse conceito. Quando o padrão da Flórida predominar, por quanto tempo o ensino da evolução sobreviverá?

A geologia, aliás, tem o mesmo problema. Estive em excursões na natureza em que os guias se recusaram a falar sobre as origens das formações rochosas, dizendo que já tiveram problemas com alguns clientes religiosos.

Ah, e dada a crescente importância da posição antivacina como emblema da aliança conservadora, quanto tempo levará para que a epidemiologia básica —talvez até a teoria microbiana da doença— receba o mesmo tratamento que a teoria crítica da raça?

Depois temos a economia, que hoje em dia é amplamente ensinada no nível secundário. (Revelação: muitos colégios usam uma versão adaptada do texto sobre os princípios do qual sou coautor.) Diante da longa história de tentativas de viés político para impedir o ensino da economia keynesiana, o que você acha que o padrão da Flórida faria ao ensino em meu campo?

A questão é que a campanha de difamação contra a teoria crítica da raça é quase certamente o início de uma tentativa de submeter a educação em geral ao regime da polícia do pensamento da direita, o que terá consequências terríveis muito além do tema específico do racismo.

E quem vai aplicar as regras? Vigilantes pagos pelo estado! No mês passado, Ron DeSantis, o governador da Flórida, propôs uma "Lei Parem o WOKE" [WOKE é a sigla de "Wrongs Against Our Kids and Employees", ou "erros contra nossos filhos e empregados"], que daria aos pais o poder de processar distritos escolares que, segundo eles, ensinam a teoria crítica da raça —e cobrar honorários de advogados, um modelo parecido com a nova lei antiaborto do Texas. A mera perspectiva de tais processos jurídicos teria um efeito congelante no ensino.

Eu já falei que DeSantis também quer criar uma polícia especial para investigar a fraude nas eleições? Assim como os ataques à teoria crítica da raça, essa é obviamente uma tentativa de usar uma questão inventada —a fraude eleitoral é amplamente inexistente— como desculpa para intimidação.

Está bem, tenho certeza de que algumas pessoas dirão que estou dando demasiada importância a essas questões. Mas pergunte a si mesmo: houve algum ponto nos últimos cinco anos, digamos, em que as advertências sobre o extremismo de direita se mostraram exageradas e os que rejeitaram essas advertências como "alarmistas" estiveram certos?

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.