Pedro Hallal

É epidemiologista, professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas e coordenador do Epicovid-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pedro Hallal
Descrição de chapéu Coronavírus

Carta Aberta ao novo ministro da Saúde

Desejo-lhe boa sorte e que conte com a ciência; sua eventual vitória será a vitória do povo brasileiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Começo desejando-lhe BOA SORTE. Diferentemente do que alguns tentam disseminar, eu e os demais profissionais da saúde e cientistas críticos da resposta brasileira à pandemia não somos adeptos do “quanto pior, melhor”.

O senhor está diante do maior desafio de sua carreira, mas, ao mesmo tempo, se bem-sucedido, o senhor poderá marcar seu nome na história ao se tornar o ministro que conseguiu liderar a vitória brasileira contra o coronavírus. E sua eventual vitória será a vitória do povo brasileiro.

O primeiro passo é reconhecer a gravidade do problema. O Brasil possui 2,7% da população mundial, mas acumula 11,1% das mortes por Covid-19. São quatro vezes mais mortes do que seria esperado. No dia 27 de março, concentramos 34,3% das mortes por Covid-19 no planeta. Algo está muito errado, precisamos admitir.

Reaproxime os cientistas do Ministério da Saúde. A criação da Secretaria Especial para Combate à Pandemia de Covid-19 foi recebida com bons olhos no meio científico. Valorize o contraditório e crie um Comitê Científico Nacional para o enfrentamento do coronavírus, composto por profissionais de saúde e pesquisadores de diversas áreas. O senhor pode ajudar a “furar bolhas”, juntando profissionais com diferentes posições científicas, trabalhando juntos, a serviço da vida.

O terceiro passo é dar prioridade para a aquisição de vacinas para imunizar, até o final do ano, todos os brasileiros elegíveis. A meta é vacinar 1,5 milhão de pessoas por dia. É urgente a interlocução junto à Organização Mundial da Saúde, à Organização das Nações Unidas, aos governos de outros países e às indústrias farmacêuticas para priorização do Brasil na distribuição de vacinas, tendo em vista o quadro epidemiológico atual. Não precisamos de mais vacinas somente no segundo semestre; precisamos de mais vacinas em abril e maio. Nenhum país há de negar ajuda ao Brasil, já que a nossa “fábrica de variantes” pode prejudicar a imunização global.

O quarto passo é a disseminação pelo Ministério da Saúde de mensagens unificadas sobre tópicos cujas evidências científicas são inequívocas, como a importância do uso de máscaras, a necessidade de evitar aglomerações e o estímulo para que todos os brasileiros se vacinem quando chegar a sua vez.

O quinto passo seria a redação de um protocolo nacional para o manejo da Covid-19, baseado em evidências e construído em colaboração com as sociedades científicas. Tal protocolo seria a posição oficial do Ministério da Saúde, e certamente diminuiria a circulação de notícias falsas sobre o tema.

Em sexto lugar, lidere um trabalho, junto aos parceiros estaduais e municipais, para a implantação de medidas de restrição compatíveis com o estágio epidemiológico da pandemia em cada local. As medidas atuais, de distanciamento parcial e de longa duração, estão destruindo a saúde pública e a economia do Brasil. Exerça sua liderança para propor medidas mais duras e mais curtas. E, nesses períodos curtos, articule com os três Poderes da República, para garantir proteção social aos indivíduos, para que possam ficar em casa, e às empresas, para que possam manter suas portas fechadas.

Por fim, não dê eco ao discurso de que a solução é ampliar infinitamente o número de leitos. O funcionamento de um leito depende de profissionais, e esses são finitos. Não se vence uma pandemia criando leitos, mas, sim, restringindo a circulação do vírus e vacinando a população. Mais uma vez, BOA SORTE. Conte com a ciência para vencer o vírus.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.