Pedro Hallal

É epidemiologista, professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas e coordenador do Epicovid-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pedro Hallal

Não existe dilema 'economia' versus 'saúde pública'

Na coluna de hoje, entrevistei o economista Thomas Conti do Insper. Como dizemos aqui no Sul: 'é de cair os butiá do bolso'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pedro Hallal - O Palácio do Planalto diz repetidamente que o Brasil sofre com dois vírus: a Covid-19 e o desemprego. Como está sendo a atuação brasileira no enfrentamento da Covid-19 em comparação a outros países?

Thomas Conti - A atuação brasileira está muito ruim no comparativo internacional. Fechamos 2020 com queda de 4,1% no PIB apesar de termos feito o maior estímulo fiscal da América Latina. E mesmo ponderando pelo tamanho da população, estamos perto de 1.600 óbitos por milhão de habitantes, taxa superior à média da União Europeia, cujos países têm proporção de idosos 2-3 vezes maior que a do Brasil.

E no enfrentamento do desemprego?

A população ocupada caiu 8,2 milhões no Brasil, comparando janeiro de 2020 com 2021, e o desemprego subiu de 11,2% para 14,2%. Com o surto atual da pandemia, tende a piorar. Dados internacionais de desemprego demoram mais para ser atualizados, mas estamos com uma das cinco maiores taxas de desemprego das Américas. Nos Estados Unidos, o desemprego está em 6%.

Países como Nova Zelândia, Vietnã, Taiwan, Austrália, Coreia do Sul e a própria China são exemplos bem-sucedidos no enfrentamento da Covid-19? Como está a economia nesses locais?

Os países que adotaram a estratégia "Covid Zero", com objetivo de suprimir o máximo possível a transmissão do vírus, colheram frutos tanto para a saúde pública quanto para a economia. Vietnã e Taiwan tiveram crescimento de 3% e, juntos, não somaram 50 óbitos por Covid-19. A China cresceu 2,3%. Austrália e Coreia do Sul tiveram queda de 1% e Nova Zelândia queda de 3%.

Somando os óbitos por Covid-19 em todos esses países desde o começo da pandemia morreram menos pessoas que nos últimos dois dias no Brasil. E nosso PIB caiu 4,1%.

Como constatou o macroeconomista Charles Jones, de Stanford, o suposto dilema saúde-economia se mostrou um falso dilema, como eu, você, e muitos outros economistas e epidemiologistas vinham avisando.

Tivéssemos comprado as doses ofertadas pela Pfizer e pela Coronavac em 2020, estaríamos nessa crise econômica ou já em recuperação?

Essas doses ajudariam muito, porém o mais provável é que ainda estaríamos em crise. Como vemos no Chile, que está com a vacinação mais avançada que nós, o país ainda está vulnerável ao vírus e, talvez, o excesso de otimismo com a vacinação faça mais pessoas baixarem a guarda das medidas de distanciamento, higiene e máscara.

Para evitarmos a crise atual só vacinas não seriam suficientes, precisaríamos ter feito medidas competentes de combate à pandemia, em especial para conter a dispersão da variante P.1.

Botijão de gás, arroz e feijão, dólar, gasolina, tudo com preços recordes no Brasil. Desemprego bombando. De quem é a culpa?

A lista de culpados é extensa, mas sem dúvida o descontrole da pandemia é a causa maior da piora na situação econômica. Infelizmente, em nível federal, houve sistemática subestimação da gravidade da pandemia, deixando de agir quando necessário e até agindo contra o combate ao vírus em diversas situações.

Duas semanas atrás, eu e mais centenas de economistas assinamos uma carta pedindo bom senso e algumas ações básicas, em respeito ao país. Muitos no governo interpretaram como um ataque. Se pedir o básico é visto como um ataque, acredito que isso diga mais sobre o governo do que sobre nós.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.