Pedro Hallal

É epidemiologista, professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas e coordenador do Epicovid-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pedro Hallal
Descrição de chapéu Coronavírus

Medalha de ouro para a vacinação contra a Covid

Pelo menos por enquanto, a imunização está vencendo o cabo de guerra contra a variante delta, e a mortalidade segue caindo no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde o início da pandemia, todos nós, pesquisadores, temos cuidado com a maneira de revelar as boas notícias para a população. Exatamente por isso, alguns nos acusam de catastróficos, dizem que “torcemos contra”, que somos da turma do “quanto pior, melhor”. A verdade é outra: sempre temos cuidado porque as boas notícias, no caso da Covid-19, muitas vezes estimulam as pessoas a adotarem comportamentos que podem comprometer as próprias boas notícias que elas pretendem comemorar.

Inúmeras vezes, nesta coluna, mencionei que a vacinação salva vidas. Em outra ocasião, previ que a nossa vida voltaria ao “normal” na virada dos anos de 2021 e 2022. Esses textos sempre atraíram muitos leitores e geraram intensos debates. Alguns diziam que eu estava sendo excessivamente otimista. Estranhamente, outros diziam exatamente o contrário.

Profissional da saúde aplica dose de vacina contra a Covid-19, em São Paulo - Miguel Schincariol - 30.mar.2021/AFP

Pois bem, o gráfico que acompanha esta coluna mostra a evolução da média móvel de mortalidade por 1 milhão de habitantes no Brasil desde o início da pandemia. Os dados são extraídos da plataforma Our World in Data (nosso mundo em dados).

O gráfico mostra uma queda acentuada da mortalidade por Covid no Brasil, fazendo com que nosso patamar esteja próximo do observado ainda no primeiro semestre de 2020, quando a curva começou a subir de forma mais intensa. A média móvel de óbitos no Brasil, que já esteve estagnada em 1.000 e até 2.000 óbitos por dia, agora é abaixo de 500 mortes por dia. Ainda é muito, mas também é muito menos do que já foi no passado recente.

Essas notícias são excelentes e precisamos comemorá-las.

Mas o quê isso significa na prática?

  1. Essa tendência de queda, quando combinada com razão de transmissão abaixo de 0,7, deveria tornar obrigatória a retomada das aulas presenciais, em todos os níveis de ensino. Obviamente, as aulas devem ocorrer com protocolos sanitários rigorosos;
  2. Caso a queda persista até o final do mês de setembro, será possível elaborar protocolos mais flexíveis quanto ao uso de máscaras, especialmente em espaços abertos;
  3. Precisamos avançar rapidamente nos passaportes sanitários, estimulando as pessoas a estarem em dia com a vacinação contra a Covid. Aqueles que optarem por manter sua liberdade individual de não se vacinar, também terão que aceitar que não terão acesso a alguns ambientes, não poderão usar transporte coletivo, entre outros.

A pandemia não acabou, mas precisamos reconhecer o avanço obtido em função da vacinação, e planejar os próximos passos. Os mesmos que ouviram a ciência no momento dos fechamentos precisam agora ouvir a ciência no momento das reaberturas. A ciência não pode ser valorizada somente quando é conveniente. Nesse momento, felizmente, a vacinação está ganhando o cabo de guerra contra a variante delta no Brasil.

TENTATIVA DE GOLPE FRUSTRADA

Como alguém que é diariamente atacado por aqueles que flertam com o fascismo, eu não poderia deixar de comentar sobre a tentativa de golpe frustrada ocorrida no Brasil no 7 de Setembro. Ao mesmo tempo em que é preciso comemorar que o golpe “flopou”, também é necessário aumentar ainda mais a vigilância, pois os golpistas certamente voltarão a atacar, especialmente se baixarmos a guarda. A patética carta, escrita pelo coleguinha, é mais falsa do que nota de R$ 3. Aquele manifesto não é um pedido de desculpas sincero, mas apenas um gesto desesperado para garantir a governabilidade até a próxima tentativa de golpe. Estejamos atentos!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.