Pedro Hallal

É epidemiologista, professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas e coordenador do Epicovid-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pedro Hallal
Descrição de chapéu Eleições 2022

Eles só pensam nas eleições

Enquanto isso, o povo rema contra a maré todos os dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A distância entre as prioridades de Brasília e as prioridades do resto do Brasil não é novidade para ninguém. Mas nesse ano de 2022, talvez estejamos vivendo o momento de maior distanciamento entre os interesses de uma minoria (políticos) e os interesses do povo brasileiro.

No meio político, só se fala nas eleições de 2022. Além disso, a grande maioria das ações dos pré-candidatos são pensando no seu voto, e não na sua vida. Pesquisas de intenções de votos são tratadas como prioridade, e mudam o comportamento dos pré-candidatos e de seus partidos. Os mais bem posicionados no cenário eleitoral já começam a enfrentar a barganha por cargos e benefícios futuros em troca de apoio.

Urna eleitoral usada no pleito municipal de 2020 - Zanone Fraissat - 29.out.2020/Folhapress

Enquanto isso, entre o povo, as prioridades são completamente diferentes:

  • O Brasil voltou a frequentar o mapa mundial da fome, e muitas famílias têm como principal prioridade garantir comida na mesa para seus filhos.
  • O poder de compra dos brasileiros foi devastado durante essa pandemia. Comprar carne virou sinônimo de riqueza e os preços nos supermercados estão cada vez mais distantes do salário dos brasileiros.
  • Milhões de famílias brasileiras estão em busca de emprego, enquanto o país enfrenta um dos maiores percentuais de desemprego da sua história recente.
  • Aqueles que conseguiram comprar um carro, ou uma moto, têm dificuldades de utilizá-los, pois o preço do combustível é incompatível com sua renda.
  • Os brasileiros cujos negócios ou o lazer dependem do câmbio estão "lascados", visto que o preço do dólar é o mais alto desde o surgimento do Real.
  • Com a chegada da ômicron, os brasileiros, que já estavam convivendo com uma realidade menos assustadora da pandemia de Covid-19, voltaram a conviver com mortes diárias na casa de três dígitos.
  • Diariamente, os brasileiros recebem uma enxurrada de notícias falsas, lançando dúvidas sobre a segurança e efetividade das vacinas contra Covid-19, e insistindo em tratamentos fajutos como melhor maneira de enfrentar a pandemia.
  • Mães e pais vivem dilemas diários, sobre levar ou não os filhos para a escola, sobre vacinar ou não suas crianças, apavorados com a pandemia e com as notícias falsas que circulam diariamente sobre os imunizantes, muitas delas vindas dos próprios médicos, que abandonaram de vez seu juramento e agora fazem política em seus consultórios.
  • Milhares de famílias brasileiras estão devastadas com a tragédia de Petrópolis, e as prioridades incluem voltar a ter um lugar para morar, encontrar os familiares desaparecidos ou viver o luto por aqueles que perderam a vida.
  • Alguns brasileiros ousam estar preocupados com a crise entre Rússia e Ucrânia, ainda mais quando o Brasil é um pária nas relações internacionais.
  • Milhões de brasileiros enfrentam problemas decorrentes da pandemia, que variam de sofrimento psíquico a dificuldades de aprendizagem. Milhares de jovens estão tendo que aprender a viver órfãos, e crianças estão tendo que se readaptar à escola.
  • Milhões de brasileiros convivem com o que se convencionou chamar de Covid-19 de longa duração, com sintomas que persistem, mesmo após a infecção.

Poderia aqui listar muitas outras prioridades das pessoas no Brasil. Mas parece que essas prioridades agora não são prioridades. Os políticos acham que o povo pode se dar ao luxo de apertar "pause" em suas vidas e voltar a lidar com os problemas somente depois das eleições.

Mas isso não é verdade.

O povo brasileiro precisa de um projeto para o Brasil.

O povo brasileiro precisa de um país que funcione em tempo integral, e não somente em períodos em que as eleições não roubam a prioridade.

E o povo brasileiro somente terá isso quando entender a força que tem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.