Pedro Diniz

Jornalista com formação em comunicação audiovisual pela Universidade de Salamanca (Espanha).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pedro Diniz
Descrição de chapéu Moda

Colecionador de tênis da moda, Mbappé é 'fera hype' e banquete para grifes

Atacante da seleção francesa aumenta passe na moda e pode tirar bola de Neymar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​Kylian Mbappé, 19, é o novo ‘hype’ do futebol. O bom desempenho da França nesta Copa da Rússia e a contratação do atacante pelo Paris Saint-Germain só aumentaram o passe do futebolista nos campos e, agora, também na moda.

Além da atuar nos estádios, Mbappé é um “hype beast” (ou uma “fera hype”), alcunha criada pela moda para classificar os clientes aficionados por tênis especiais de grifes esportivas que não podem ver um lançamento na vitrine e já saem comprando. No caso dele, comprando e ganhando.

Em março, a Nike convidou o jogador para o lançamento de uma chuteira criada pelo estilista Virgil Abloh, fundador da Off-White e atual diretor criativo da divisão masculina da Louis Vuitton.

O designer é espécie de deus entre os maníacos por tênis e, para a ocasião, personalizou um modelo laranja com o nome de Mbappé, que, por sua vez, retribuiu o presente usando o par no confronto final da liga francesa do qual sua equipe saiu vencedora.

Objeto de perfis que mostram seus looks casuais, bem ao estilo relaxado de butique, o jogador é visto com vários modelos de colaborações raras disputadas pelos “feras”.

Uma delas é o Air Jordan 1 customizado pelo mesmo Virgil Abloh, esgotado em todas as lojas e vendido a preço de diamante pelos “feras”. Em maio, ele usou um par azul e vermelho fruto da colaboração entre a Nike e o rapper britânico Skepta.

Essas características o fizeram garoto-propaganda da marca esportiva e o colocaram no topo das promessas para a nova temporada de publicidade das marcas masculinas. 

O interesse da moda pelos astros do futebol não é recente, mas só agora as escolhas das etiquetas estão mais diversificadas que as do início da década.

Até o início dos anos 2000 eram o cabelo loiro de David Beckham, o corpo esculpido de Cristiano Ronaldo e a testa franzina de Zidane que dominavam as campanhas.

Com altura (1,78 m) e corpo para foto, Mbappé é um banquete para a indústria fashion porque acessa uma parcela de consumidores que embasa as estratégias futuras das etiquetas: a geração Z.

Comparado aos colegas de bola, mais velhos e afeitos a grifes tradicionais, ele reproduz fielmente o modelo desses jovens nascidos no final dos anos 1990 e tidos na publicidade como próxima força de consumo da indústria.

Segundo os gurus de tendências, essa nova juventude gosta de exclusividade e marcas comprometidas com personalização, problemas sociais e propósito. No quesito imagem pessoal, também seria um público mais sóbrio do que sempre enfeitado “millennial”.

Em premiações como a última de melhor do mundo da Fifa, em outubro, enquanto os bordados de ouro atraíam as câmeras, o vencedor do prêmio “garoto dourado” subia ao palco em um costume clássico com gravata fina.

Depois, em dezembro, o jogador criou outro personagem e platinou os cabelos. Mas logo escondeu a tintura amarela quando viu que não poderia tirar do colega Neymar a bola de camaleão do PSG. 

Se continuar nesse ritmo, Mbappé tirará, sem teatro algum, uma bola mais importante, dourada e genuína do que uma tinta de cabelo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.