Pedro Diniz

Jornalista com formação em comunicação audiovisual pela Universidade de Salamanca (Espanha).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pedro Diniz
Descrição de chapéu Moda

Suboficial da FAB ameaça 'fazer visitinha' a criador da camiseta Bozonaro 66.666

Militar diz ter agido de 'cabeça quente' e lamenta ter causado 'situação de stress' a dono da grife Cavalera

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde o lançamento de uma linha de camisetas com os escritos "Bozonaro 66.666", “Ciro duas caras” e “Alckndead”, com fotomontagens dos presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), o empresário paulista Alberto Hiar, dono da Cavalera, passou a receber mensagens ameaçadoras em sua conta no Facebook.

A que mais chamou a atenção veio do perfil do suboficial da FAB (Força Aérea Brasileira) Fabio Luiz Mulazani, identificado como sargento em sua conta na rede social. Ele enviou mensagens para Hiar dizendo que mandaria alguém “fazer uma visitinha” a uma das lojas da marca especializada em moda jovem.

Em seguida, o empresário perguntou se estava sendo ameaçado. A resposta foi negativa, mas o sargento insistiu em saber o endereço da grife. “Mas diga aí, onde fica a loja, ou tu não é macho”, escreveu, antes de ser bloqueado por Hiar.

Procurado, Mulazani não havia respondido ao pedido de entrevista até a publicação deste texto. No sábado (1), entrou em contato com a reportagem e disse estar arrependido de ter subido o tom nas mensagens trocadas com o empresário.

“Minha atitude foi extremada, incisiva e impertinente. Falei de cabeça quente, na condição de cidadão e eleitor que se sentiu ofendido em ver seu candidato sendo alvo de chacota", afirma o militar, integrante do efetivo da Ala 8, de Manaus (AM).

Seu principal arrependimento, diz, foi ter passado a impressão de usar sua condição de militar para intimidar.

“Não condiz com minha personalidade e muito menos com o regulamento da Força Aérea”, afirma o suboficial. E acrescenta: “Não mandaria ninguém fazer ‘visitinha’. Nunca tive intenção disso e não queria causar uma situação de stress”.

A assessoria da FAB informou que “será instaurado procedimento administrativo para apuração de eventuais responsabilidades”.

O Comando da Aeronáutica afirma ainda que “não compactua com comportamentos inadequados às suas atividades, assim como repudia qualquer postura não condizente com os valores militares”.

Paranaense, Mulazani está há 32 anos na FAB e, além de servir como apoio às operações de combate ao desmatamento da floresta amazônica, é responsável por preparar aeronaves para defesa aérea.

Entre outras dezenas de ofensas, Hiar recebeu ameaça semelhante de um suposto morador de Contagem (MG). 

“Vamos ver o endereço desse lixo de loja e fazer uma surpresa aí para você”, escreveu.

Procurado via Facebook, ele também não respondeu ao pedido de entrevista. Hiar suspeita que, por ter apenas 43 seguidores, a conta seja de um dos muitos perfis falsos que o atacaram.

“Nunca sabemos quem são e o que essas pessoas são capazes de fazer”, diz ele, que não prestou queixa contra nenhum dos detratores, embora esteja atento às ameaças.

Em julho, pouco após o lançamento, o empresário chegou a decidir tirar as peças de circulação. Vendidas a R$ 159 cada uma, em poucos dias elas se esgotaram em todos os pontos da Cavalera em São Paulo. Voltou atrás na decisão e, agora, prepara uma peça com o rosto da candidata Marina Silva (Rede).

Na segunda-feira (3), lançará a versão que satiriza a candidatura do ex-presidente Lula. Na peça, vermelha e com rosto do petista estampado, lê-se “Nos livre do Lula”. 

É a primeira vez que a Cavalera, conhecida marca do jeanswear nacional, no mercado desde 1995, comercializa peças com críticas diretamente direcionadas a políticos. 

“Conheço bem os meandros da política e vejo que há muita mentira sendo dita. Nenhum candidato hoje tem um projeto para o Brasil”, diz o empresário, que foi vereador e deputado estadual pelo PSDB entre 1994 e 2002, época em que era mais conhecido como Turco Loco. Ele afirma que anulará seu voto.

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do informado na galeria de fotos, o vilão da DC Comics representado na camiseta Ciro Duas Caras não é o Coringa, mas sim o Duas Caras. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.