Pedro Diniz

Jornalista com formação em comunicação audiovisual pela Universidade de Salamanca (Espanha).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pedro Diniz
Descrição de chapéu Moda

Cinco dicas para ter um guarda-roupa ético sem ir à falência

Olho na etiqueta, escolha do jeans e suporte às grifes locais mitigam impactos no ambiente e no orçamento

O discurso sustentável que prega um guarda-roupa livre de tingimentos químicos, composto de tecidos naturais e confeccionado sem o sangue o trabalho escravo é bonito na vitrine, mas o bolso reclama quando a etiqueta exibe –e isso é cada vez mais comum– três dígitos seguidos do cifrão.

 

Conta natural

A maioria da seda e do linho consumidos pelo Brasil são importados. Prefira, então, roupas 100% algodão, e de preferência orgânico. Mais barato, a matéria-prima é motor da malharia nacional e, quando produzida de forma responsável, vem anunciada na etiqueta. Quase metade do algodão usado pela rede de lojas C&A, por exemplo, é “better cotton”, termo para o material reciclado, orgânico ou beneficiado sem química. Na Paraíba, a marca Natural Cotton Color virou referência mundial no uso de algodão orgânico, naturalmente colorido, e, além da confecção própria, forneceu para estilistas como João Pimenta e Flavia Aranha.

Risco azul

Vilão do guarda-roupa, um par de jeans consome cerca de 11.000 litros de água para ser produzido. Por isso, evite o descarte e mande o jeans velho para a costureira fazer uma bermuda ou um short, por exemplo. Prefira também os sem lavagem, com a cor escura do índigo, porque o processo de manchar a peça consome ainda mais água. Algumas grifes, como a holandesa G-Star, já lavam os pares a laser, mas são caríssimos. No Brasil, a Damyller faz reúso de toda a água da lavagem, e a indústria Vicunha Têxtil, já começou a implantar o sistema em parte da produção.

Apoie sua gangue

Os americanos criaram o termo “support your local girl gang” (apoie sua gangue de garotas locais) para estimular o crescimento de marcas regionais geridas por mulheres. O conceito, porém, aplica-se a pequenas etiquetas com produção própria. Em São Paulo, pipocam marcas como a Oriba, grife de roupas básicas totalmente produzidas no estado –a economia no transporte mitiga emissão de gases nocivos. Uma dica é procurar marcas emergentes que oferecem preços acessíveis, como as que desfilam na Casa de Criadores, ou aquelas espalhadas por lojas colaborativas, como a Endossa.

Troque ou doe, não compre

Febre detonada pela onda vintage explorada pela Gucci, o brechó pode parecer uma opção sustentável, mas além dos preços impraticáveis, alguns desses estabelecimentos viraram centros de compra e venda de itens com qualidade duvidosa. Melhor seria doar ou mesmo trocar. Um dos eventos mais interessantes desse segmento é o Projeto Gaveta, da consultora Giovanna Nader, que promove, no Rio e em São Paulo, o encontro de donos de roupas usadas. As peças são avaliadas por uma curadoria e são trocadas por outras com a mesma faixa de preço.

Edição do brechó coletivo Projeto Gaveta, no Rio, que promove troca-troca de roupas usadas
Edição do brechó coletivo Projeto Gaveta, no Rio, que promove troca-troca de roupas usadas - Divulgação

Invista no médio prazo

O melhor conselho é o bom senso, porque, na moda, o muito barato sempre sai caro. Faça as contas de quantas camisas precisará em uma semana e avalie se não é melhor gastar mais em peças duráveis do que comprar a mesma quantidade em lojas de fast-fashion, que não vão aguentar o uso frequente e precisarão ser trocadas em poucos meses. A etiqueta é um bom termômetro. Lá estão descritas o local de produção e a composição da peça. Evite usar no guarda-roupa materiais com petróleo, como a viscose e o poliéster, que além de acumular mau cheiro, podem durar bem menos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.