Pedro Diniz

Jornalista com formação em comunicação audiovisual pela Universidade de Salamanca (Espanha).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pedro Diniz

Braço direito de Lagerfeld assume comando da Chanel

Francesa Virgine Viard coordenava os processos de criação, após o 'kaiser' fazer os esboços, até a passarela

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A nova diretora criativa da Chanel, a francesa Virgine Viard, em foto de 2015 - Bertrand Langlois - 24.abr.2015/AFP

Mesmo com a morte de Karl Lagerfeld, os bordados e o resgate da identidade de estilo clássico criado por Coco Chanel não serão postos de lado. Braço direito do estilista até a última coleção, a francesa Virgine Viard é a nova diretora criativa da Chanel.

Faz 30 anos que ela mergulha nos arquivos do ateliê Lesage para ajudar o estilista nas coleções desde os primeiros anos em que assumiu o posto na etiqueta.

Viard é o sujeito oculto de todas as coleções assinadas pelo “kaiser”, porque era ela quem coordenava os processos de criação até a passarela. Lagerfeld criava os esboços, e Viard, chefe do estúdio, tocava em frente até a última linha costurada na roupa.

Karl Lagerfeld e Virginie Viard no desfile da coleção primavera-verão 2019 da Chanel em Paris, em 2018 - Bertrand Guay/AFP

​Foi ela quem apareceu no final do desfile de alta-costura no mês passado, quando a grife alegou indisposição do estilista para explicar sua ausência.

Não há muitos registros de seus trabalhos solos. Fora da Chanel, ela enveredou pela indústria cinematográfica e assinou figurinos para filmes independentes. São dela os guarda-roupas de “A Liberdade é Azul” (1993) e “A Igualdade É Branca” (1994), da trilogia das cores do cineasta Krzystof Kieslowski.

Sozinha, ela tem a missão de reinterpretar não apenas os códigos de Coco Chanel como também os do sucessor Lagerfeld. Em um futuro próximo, no entanto, Viard cobrada a criar uma assinatura própria de estilo. Enquanto isso, continuará confortável na sombra de dois gênios.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.