Pedro Luiz Passos

Empresário, conselheiro da Natura.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pedro Luiz Passos

Jogo do 'nós contra eles' não pode ofuscar debate sobre grandes problemas nacionais

Pouco se discute a premência de reformar o Estado e alinhá-lo aos anseios da sociedade

Como se não lhe dissessem respeito a confusão na política e os choques entre os poderes, a população assiste perplexa, a seis meses das eleições, a uma instabilidade que só tem acrescentado incertezas à recuperação ainda frágil da economia e do emprego, além de tumultuar a discussão em alto nível dos muitos e graves problemas a espera de solução.

A barafunda que caracteriza a atual conjuntura gera um sentimento de frustração, reforçado pela percepção de que a Lava Jato se encontra sob recorrentes ataques, o que coloca um imenso ponto de interrogação diante das tentativas de esvaziamento do combate à corrupção.

Esse estado de coisas tem sérias consequências. De um lado acentua o desinteresse da maior parte da sociedade pela discussão dos problemas do país. 

Por outro lado, estimula uma parcela menos numerosa (porém mais ativa) a seguir no rumo da radicalização e da polarização que se estabeleceu no ambiente político e nas relações sociais de 2014 para cá.

Tal cenário elevará a temperatura da campanha eleitoral e é provável que se apodere do espaço que deveria ser ocupado pelos debates sobre grandes problemas nacionais.

Pouco se discute com a profundidade necessária a premência de reformar o Estado e alinhá-lo aos anseios da sociedade, abrindo caminho para equacionar outras de nossas mazelas, como o desarranjo das contas públicas, o descontrole nos gastos da Previdência e o nó górdio em que se transformou o sistema tributário.

O embate eleitoral deveria evoluir em torno de propostas para encaminhar tais matérias e não se perder no jogo “nós contra eles”. Com preocupação, observamos que a qualidade do debate não vem respeitando as necessidades de informação dos eleitores. Eis aí um bom caldo de cultura para a proliferação do oportunismo radical de todos os espectros.

Isso acentua a instabilidade do quadro político —e a economia não ficará incólume, com riscos de embaçar o relativo otimismo que se formou nos últimos tempos. A inflação cedeu, permitindo que os juros básicos ingressassem num patamar inédito. Setores como indústria, varejo e, num ritmo mais contido, os serviços passaram a registrar taxas positivas de expansão até então restritas ao agronegócio. Não por acaso o consumo e o investimento recuperaram parte do vigor que exibiam antes da crise.

Trata-se de uma retomada ainda em fase de construção e, por isso, pode sofrer abalos caso persista a falta de confiança no encaminhamento de pontos estratégicos para o futuro do país. Mais: a perspectiva de crescimento econômico fica prejudicada, já que dois de seus alicerces, o investimento das empresas e o consumo das famílias, dependem em larga escala da previsibilidade e da estabilidade a médio e longo prazos.

Vamos chegar a 2019 sem o necessário esclarecimento da população a respeito de matérias fundamentais que é preciso enfrentar. Infelizmente, parece continuar em cartaz o mesmo filme assistido em 2014, com discursos acalorados, falsas promessas e truques de marketing vazios. O roteiro é nosso velho conhecido com mais uma desagradável surpresa no final.
 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.