Pedro Luiz Passos

Empresário, conselheiro da Natura.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pedro Luiz Passos

Ambiente inovador depende mais da sociedade do que das canetadas do governo

Nossa limitação reside em acreditar que o desenvolvimento emana de projetos de leis, emendas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como quem aguarda a volta da energia depois de um apagão, a economia espera o encaminhamento pelo governo das reformas que desobstruam o risco de blecaute das contas públicas, em especial devido ao fio desencapado da Previdência, para voltar a funcionar a plena carga. Nada é mais urgente para a prosperidade e a paz social. Mas não só.

A escassez fiscal tanto no plano federal, que caminha para mais um ano de déficit orçamentário, como nos estados e municípios, nos quais começa a faltar até verba para coleta de lixo, indica a exaustão do Estado provedor de tudo —da educação e saúde a crédito subsidiado e desonerações para negócios que estariam mais bem assistidos pelo mercado.

O ministro da Economia, Paulo Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes - Pedro Ladeira - 14.jan.19/Folhapress

Esse é um traço cultural que subsiste desde o descobrimento, quando tudo, literalmente tudo, era de Portugal, passando depois a quem tivesse o poder de expedir alvará para produzir, construir, empregar, exportar. Muito mudou desde então, mas mudou mais rápido em partes do mundo mais atrasadas que o Brasil em meados dos anos 1800, como EUA, norte da Europa e Ásia.

Tais sociedades tiveram a sabedoria de abandonar a cultura do carimbo e compartilhar a construção do progresso entre o Estado e a sociedade, com o dirigismo estatal sem grandes burocracias e limitado ao essencial, como organizar a infraestrutura e regular o poder de mercado. Aqui, ao contrário, nunca houve espaço para o espírito empreendedor florescer.   

A saída da estagnação em que nos encontramos depende do governo e do Congresso, mesmo do Judiciário, já que a solução envolve corte de despesas não essenciais, extinção de privilégios, sobretudo da burocracia, e tributação de atividades desoneradas. 

Mas, uma vez superada a emergência das reformas centrais, é mais que tempo de o governo buscar fazer o que lhe cabe, como prover educação de qualidade e garantir a segurança, dando espaço à sociedade para investir, empregar, progredir. É o que fizeram e fazem as nações mais bem-sucedidas.

O Estado não é o único nem o principal indutor do desenvolvimento. É nessa distorção que reside nossa principal limitação —acreditar que o desenvolvimento emana de projetos de leis, emendas constitucionais, decretos, portarias. Enfim, de iniciativas do Executivo e do Legislativo.

Isso contribuiu (e muito) para gestar grupos acomodados e incomodados com as regras do mercado e a concorrência, aprofundando o isolamento econômico do país. O resultado é que a nossa participação na economia mundial não vai muito além de um grande fornecedor de matérias-primas.

O governo e o Congresso deveriam, em paralelo à agenda de saneamento fiscal, promover com as forças produtivas um movimento visando a simplificação tributária e regulatória e a troca do anacrônico alvará pela cultura criativa da tecnologia da informação. Em suma, facilitar o investimento privado, a expansão de novas empresas, a criação de empregos.

Esta é a ideia: reformas fiscais para arar a terreno produtivo, simplificação como semente, segurança jurídica como adubo, e colher os resultados, rompendo a inércia que nos afasta das megatendências globais. Ah! E pensar grande, sempre mirando atender os mercados interno e externo.

O progresso em marcha no mundo se baseia na oferta de bens e serviços que agregam conhecimento, derivado de ensino de alta qualidade e sintonizado com as demandas tecnológicas, pilar central para o aumento da produtividade.

Esse ou algo assemelhado é o caminho. O resto é discussão ociosa, que, sinceramente, já deu. Ninguém mais aguenta nem nas redes sociais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.