PerifaConnection

PerifaConnection, uma plataforma de disputa de narrativa das periferias. Feita por Raull Santiago, Wesley Teixeira, Salvino Oliveira, Jefferson Barbosa e Thuane Nascimento

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PerifaConnection

Creators Academy: onde favela e floresta se encontram

Iniciativa abre espaço para uma conexão de criadores de conteúdo em todo país com a realidade amazônica e a importância de protegê-la

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Raull Santiago

Cria do Complexo do Alemão e um dos 50 profissionais mais criativos do Brasil pela revista Wired (2020). Gestor de projetos sociais do terceiro setor e ativista

Thuane Nascimento (Thux)

Aluna da Faculdade Nacional de Direito, cria da Vila Operária - favela de Duque de Caxias, diretora do PerifaConnection e integrante do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (Najup) Luiza Mahin

Kamila Kamillo

empreendedora social

Marcelo Rocha.

diretor executivo do Instituto Ayika

Para começo de conversa a favela e a floresta se encontram na palavra periferia, aquela que não está no centro, cada uma a seu modo, ambas com séculos de construção narrativa baseada na negatividade, lugares onde estão as pessoas fora da lei, que atrasam o progresso, que muitas vezes nem são vistas como pessoas.

São territórios nos quais seus moradores são constantemente ameaçados pelo poder do Estado e da milícia, as balas chegam nos inocentes em cima do morro, como no Complexo do Alemão, ou no Vale do Javari.

A crise ambiental é real, as enchentes em Petrópolis, no Rio de Janeiro ou em Ilhéus, na Bahia, as ondas de calor na Europa, a explosão de problemas respiratórios em todo o mundo, tudo isso está conectado. O aquecimento global parece um problema muito distante, pauta de ambientalista, mas as suas consequências mais graves acontecem para moradores de favelas e periferias, para os indígenas e quilombolas em seus territórios.

0
Queimada em um pasto próximo a rodovia Transamazônica, na zona rural de Apui, no sul do Amazonas - Lalo de Almeida - 20.ago.20/Folhapress

São essas as pessoas que vivem em áreas mais vulneráveis e desassistidas pelo poder público, com menos recursos para se adaptar às mudanças e aos eventos extremos. A gente acredita que não dá mais para falar de meio ambiente sem falar de justiça social, de justiça climática. Até aí acho que deu para entender porque o PerifaConnection entrou nesse projeto, né? Mas como influenciadores podem contribuir para mudar essa realidade?

A Creators Academy é uma experiência de imersão voltada para influenciadores e criadores de conteúdo adquirirem conhecimento e comunicarem sobre os biomas brasileiros, e nessa primeira edição, a Amazônia, seus povos e as mudanças climáticas que afetam a todos nós.

As pessoas influenciadoras poderão entender as características locais e com elas embasar informações reais que levarão a seu público, de forma autêntica e democrática, participando de debates sobre justiça climática, racismo ambiental, crise hídrica, soberania alimentar e outros assuntos que cercam o tema, vivendo espaços de interação e conhecimento, passeios e diversas experiências na floresta.

Estamos o tempo todo em disputa de narrativa, nas novelas, nas publicidades, no cinema. E nós precisamos cada vez mais contar o nosso lado da história usando toda ferramenta e linguagem possíveis. A cultura pop pode participar de conversas sérias, pautar debates relevantes e fazer o que mais precisamos: dar força à nossa voz.

Idealizada pelo PerifaConnection com o Instituto Ayika, com a empreendedora social Kamila Camilo e pelo ativista e influenciador Raull Santiago, a imersão por meio de uma viagem começou na última segunda-feira (25) e vai até amanhã (30). Passando por Manaus e pela Comunidade do Tumbira, localizada dentro de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável, a quatro horas de barco da capital do Amazonas, buscamos amplificar vozes de diversos nichos.

Nossa missão é furar bolhas de debates e mostrar que justiça climática é um problema de todo mundo. Nós acreditamos que a vivência para os comunicadores é um caminho poderoso para se apropriarem de conhecimento e se comprometerem com o compartilhamento de informações corretas e qualificadas para seu grande público, que muitas vezes não está conectado de forma tão direta com as questões socioambientais vividas pelos amazônidas.

Dentre os convidados confirmados para integrar o time de influenciadores da experiência estão: Jotapê Malara (@jotapemalara), Marcelo Rocha (@nosmarcelorocha), Preta Rara (@pretararaoficial), Val Munduruku (@vall_munduruku), Leandrinha (@leandrinhadu) e a empresária Lorena Maria (@badgallore).

O projeto é uma realização da plataforma PerifaConnection, com produção da Mova e do Instituto Movimentarte, articulação do Instituto Ayika e patrocínio do ISC (Instituto Clima e Sociedade). Durante essa jornada, a Creators Academy também contará com a parceria da Natura, que promoverá atividades durante a viagem, além da contribuição de influenciadores parceiros, como Rachel Apollonio e Priscila Tapajowara para compor o time de criadores da edição.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.