Por quê?

Especialistas da plataforma Por Quê?, iniciativa da BEĨ Editora, traduzem o economês do nosso dia a dia, mostrando que a economia pode ser simples e divertida.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Por quê?

A taxa de juros nos Estados Unidos

Temor é que banco central americano possa estar perdendo sua independência operacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 2018, até o meio do ano, o papo sobre a política monetária nos Estados Unidos era: os juros vão continuar subindo – devagar, mas subindo. Essa interpretação dos mercados afetou inclusive os fluxos de recursos para economias em desenvolvimento, que caíram significativamente. Quando o juro se eleva nos Estados Unidos, os fluxos de capitais de mais curta maturidade se redirecionam para o Norte do hemisfério.

Pois bem, tudo isso para dizer que essa expectativa de juros em alta saiu totalmente do radar desde fins do ano passado! Agora, muita gente está apostando em queda dos juros nos Estados Unidos. A questão é técnica, mas tem um lado sombrio: a pressão pessoal do presidente norte-americano por um banco central menos durão. Trump sabe que juros menores ajudam na valorização da Bolsa de Valores, e como ele usa o mercado acionário como termômetro para sua popularidade, temos aí um enrosco: estaria o banco central americano perdendo sua independência operacional por pressão política via Twitter?

Não dá para saber ao certo, mas o temor existe. De todo modo, isso não impede que opinemos sobre o assunto. Adiantando a conclusão, não nos parece uma decisão correta reduzir os juros neste ano de 2019.

Como se vê no gráfico, os juros reais (descontando a inflação) nos Estados Unidos ainda estão baixos em termos históricos, mesmo após as altas implementadas em 2018. Não chegam a 1%!

Além disso, a inflação não está esmorecendo, o que seria preocupante; ela retornou a valores, digamos, saudáveis, ali perto dos 2%. Ou seja, não tem deflação no radar.

Juros reais nos Estados Unidos
Juros reais nos Estados Unidos - Coluna Por quê?

Núcleo de inflação nos Estados Unidos
Núcleo de inflação nos Estados Unidos - Coluna Por Quê?

Por fim, o desemprego está baixíssimo, o que significa que a economia, ao menos por ora, não está necessitando de nenhum empurrãozinho extra. Como o gráfico sugere, quando o desemprego sobe, o banco central corta o juro; quando cai, o contrário ocorre. Essa, de fato, é a maneira correta de operar. Mas note que neste último ciclo, o juro demorou mais para ser elevado. Isso só começou a acontecer quando o desemprego cruzou (para baixo) a fronteira dos 5%. Hoje, está abaixo de 4%.

Gráfico mostra relação de juros e desemprego nos EUA
Quando o desemprego sobe, o banco central dos EUA corta o juro; quando cai, o contrário ocorre - Coluna Por Quê?

Em suma, não vemos motivos concretos que justifiquem cortes de juros nos Estados Unidos. O objetivo da política monetária não pode ser “inflar” a Bolsa de Valores.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.