Por quê?

Especialistas da plataforma Por Quê?, iniciativa da BEĨ Editora, traduzem o economês do nosso dia a dia, mostrando que a economia pode ser simples e divertida.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Por quê?
Descrição de chapéu Teto de gastos em debate

Por que seria bom mostrar obras de reforço do teto de gastos públicos

Quanto mais demorar a retomada de agenda de reformas estruturais, maior será a vulnerabilidade do teto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em seu discurso de posse no ano passado, o ministro Paulo Guedes falou da necessidade de construir as paredes necessárias para segurar o teto dos gastos. No domingo (16) a Folha de S.Paulo trouxe um manifesto de um grupo de economistas propondo um rebaixamento do piso de gastos para evitar o colapso do teto. Por quê?

Sinais recentes nos mercados financeiros sugerem uma mudança na atenção ao panorama de evolução das contas públicas; desde o início do mês ruídos acerca de discussões no governo sobre alguma flexibilização do teto de gastos vêm se traduzindo em pressões de alta nos juros de longo prazo e na taxa de câmbio. Na semana passada, mesmo com o pronunciamento do presidente Bolsonaro em defesa do teto na quarta-feira (12), as taxas futuras de juros dos contratos de Depósito Interfinanceiro (DI) subiram de patamar. A taxa DI F27 subiu de 6,1% para 6,8% entre 3 e 14 de agosto. No mercado cambial, vários analistas explicaram a resistência do preço do dólar no mercado brasileiro, enquanto se desvaloriza em relação a outras moedas do mundo, pela contaminação do risco fiscal.

Até este mês, em 2020, a subida vertiginosa do déficit público, por conta das políticas públicas necessárias para mitigar a catástrofe da covid-19 e da diminuição na receita tributária, foi recebida como extraordinária e reversível por credores, sem gerar forte impacto sobre o espectro temporal de taxas de juros. Assim como no resto do mundo, a combinação de um declínio no PIB com déficit público mais alto está elevando a dívida pública como proporção do PIB do país. O governo vem recorrendo à emissão de títulos de dívida mais curtos e ao espaço disponível em sua conta única no Banco Central para cobrir necessidades de financiamento este ano sem pressionar taxas de juros. A perspectiva de retorno à trajetória de ajuste fiscal gradual, contudo, é o pilar para tal.

Um ponto importante a observar é o fato de que, no Brasil, o ajustamento gradual das contas públicas iniciado desde a aprovação do teto de gastos ainda não havia trazido a dívida pública para patamares confortáveis. A tarefa estará aumentada ao final do período excepcional de emergência que o país ainda está atravessando. Por outro lado, na hipótese de retorno e vigência do teto de gastos, a dívida pública como proporção do PIB atingiria um ponto máximo mais tarde do que seria o caso nos tempos pré-covid, mas o faria. A confiança em tal trajetória tem estado subjacente ao declínio de juros reais na economia brasileira no passado recente.

Ora, a confiança supõe a continuidade de reformas estruturais que tornem o teto sustentável –as paredes mencionadas pelo ministro Guedes em seu discurso inicial. A reforma da Previdência foi um passo importante, mas não suficiente.

Há outras duas áreas, além da Previdência, frequentemente apontadas como candidatas para o governo cortar gastos obrigatórios que hoje tomam cerca de 95% do orçamento federal e, assim, encontrar espaço para atender necessidades de gastos discricionários sem derrubar o teto: os prêmios do rendimento salarial no setor público em relação a ocupações comparáveis no setor privado e a ampla gama de isenções e subsídios tarifários. Essas áreas foram sugeridas, por exemplo, no relatório “Um ajuste justo” do Banco Mundial, divulgado em 2017. Com efeito, a “reforma administrativa” anunciada pelo ministro Guedes, mas não enviada ao Congresso, claramente focalizaria o prêmio salarial.

Em janeiro deste ano, chamamos atenção para o risco de complacência governamental, depois da reforma previdenciária, quanto à agenda de reformas estruturais que ajudaria no tratamento da obesidade fiscal e da anemia de produtividade, a dupla doença que vem atacando a economia brasileira há décadas. A pandemia e a decorrente emergência suspenderam a ação. Contudo, quanto mais demorar a retomada da agenda, maior será a vulnerabilidade do teto diante das compreensíveis pressões por mais gastos discricionários e a correspondente pressão sobre juros e câmbio.

O manifesto de economistas citado no início sugere levar adiante propostas de emendas constitucionais já em tramitação no Senado para a instalação de “gatilhos” que contenham gastos obrigatórios do orçamento já em 2021. Entre eles pode-se até estabelecer um “limite prudencial”, ou seja, um patamar mínimo para as despesas discricionárias a partir do qual a contenção ou redução de gastos obrigatórios possa ser adotada.

É preciso ter pressa para mostrar obras –para além de promessas– de reforço do teto fiscal.

Otaviano Canuto

é membro sênior do Policy Center for the New South, membro sênior não-residente do Brookings Institute e diretor do Center for Macroeconomics and Development em Washington. Foi vice-presidente e diretor executivo no Banco Mundial, diretor-executivo no FMI e vice-presidente no BID. Também foi secretário de assuntos internacionais no Ministério da Fazenda e professor da USP e da Unicamp.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.