Por quê?

Especialistas da plataforma Por Quê?, iniciativa da BEĨ Editora, traduzem o economês do nosso dia a dia, mostrando que a economia pode ser simples e divertida.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Por quê?

Quantas calorias tem um COE?

COE é um produto financeiro que combina diversos ativos, como ações, cotas de fundos, opções e outros derivativos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um COE (Certificado de Operação Estruturada) é um produto financeiro estruturado que combina diversos ativos, como ações, cotas de fundos, opções e outros derivativos.

Isto é, um COE é um pacotinho com um monte de ativos financeiros complexos –muitos deles negociados em balcão e cujo preço não se sabe ao certo qual é– que, se fossem vendidos individualmente, dificilmente algum investidor de varejo compraria.

Apesar do conteúdo complexo, os COEs são um sucesso de vendas. O estoque atual de COEs já ultrapassou a marca dos R$ 20 bilhões.

Em um estudo recente, calculamos o retorno esperado de um número grande de COEs –essa informação é muito importante mas infelizmente nunca é divulgada. Descobrimos que a grande maioria dos COEs analisados apresentava um retorno esperado inferior ao que era possível obter com uma LTN no Tesouro Direto. O estudo pode ser baixado aqui.

Isso não é bom. Um produto como um COE deve oferecer ao investidor um retorno esperado no mínimo superior ao ativo livre de risco.

Os COEs não são uma invenção brasileira: eles são distribuídos nos Estados Unidos e na Europa há algum tempo. Em um influente artigo publicado no periódico de maior prestígio em economia, o Quarterly Journal of Economics, Célérier e Vallée (2017) estudaram um grande número de produtos estruturados vendidos a pessoas físicas na Europa entre 2002 e 2010, e concluíram que quanto mais complexo o produto, pior era o retorno esperado para o investidor e maior o markup para o emissor.

Além disso, os autores sugerem que a complexidade do produto era utilizada para tornar o produto aparentemente mais atrativo para o investidor desinformado.

Tanto no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa quanto em qualquer outro lugar, uma decisão bem informada requer informação! Quando compramos um alimento no supermercado, estamos acostumados a checar a tabela nutricional que está na embalagem. O mesmo deve ser feito com os COEs.

Por isso, da próxima vez que oferecerem um COE a você, pergunte pelo retorno esperado do produto.

Fernando Chague

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.