Por quê?

Especialistas da plataforma Por Quê?, iniciativa da BEĨ Editora, traduzem o economês do nosso dia a dia, mostrando que a economia pode ser simples e divertida.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Por quê?

Furo do teto dos gastos danifica para sempre a credibilidade

Só existe um motivo para o furo de 2021, e ele não é bom

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tempos estranhos estamos vivenciando. Será outubro o mais cruel dos meses ou piores virão? Um governo que se diz liberal na economia, cumpridor de promessas, sério fiscalmente, acaba de desfazer um compromisso fiscal importante, o de manter as despesas crescendo a taxas compatíveis com a evolução da inflação. Não foi nada bom, e os mercados, como esperado, reagiram fortemente, com depreciação da moeda nacional, bolsas em queda e ajustes nas taxas de juros esperadas para o futuro. A credibilidade, que já vinha se equilibrando na corda bamba, agora está trajando luto. E recriá-la, ressuscitá-la, é sempre muito difícil.

O teto é uma camada de proteção extra para a política fiscal brasileira, isolando-a de pressões que, no passado, causaram muitos males. No Brasil, não basta mais dizer que para criar um certo gasto é preciso mostrar a fonte de recursos. Isso é importante, mas não suficiente, por um motivo simples: a carga tributária já é espetacularmente alta para nosso nível de desenvolvimento. Tem que frear o gasto mesmo, não somente o déficit. Esse é (era?) o objetivo do teto: levar a uma proporção de gastos/PIB menor, num futuro distante, para podermos primeiro reduzir nosso nada pequeno endividamento e então, num futuro ainda mais longínquo, reduzir algo da nossa carga tributária total. Objetivos nobres.

Em 2020, furamos o teto, com base no dispositivo que ele já previa para casos de catástrofes como a Covid. Foi correto, ainda que possamos discutir se o auxílio de R$ 600 foi mal calibrado. Mas não existe motivo para o furo de 2021. Ou melhor, só existe um motivo e ele é bem ruim: ajudar um governo a se reeleger.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante coletiva de imprensa na sede do ministério - Pedro Ladeira - 22.out.2021/Folhapress

Note o seguinte, muito importante, aliás: dar R$ 400 por mês para famílias pobres que mantêm seus filhos frequentando as escolas é uma ideia boa! Sim, isso mesmo, não há nada de contraditório com as linhas acima. O teto não estipula que os gastos x, y, z não possam crescer mais rápido que a inflação, mas apenas que o gasto total (a + b + c+...+ x + y +z) não pode. Quer aumentar x, manda ver, mas tem de segurar d.

Não importa –e isso o governo parece não entender– se o furo é pequeno. O relevante é que a intencionalidade premeditada e eleitoreira danifica a credibilidade de modo perene. E abre espaço para que interesses particulares avancem sobre o orçamento público. Com que cara, afinal, o ministro agora vai dizer o necessário "não"? Uma analogia bem apropriada é com uma pequena fissura que se abre na parede de uma represa, inicialmente pouco assustadora, mas depois levando a um fim trágico.

Abriram a caixa de Pandora. Mas, diferentemente da caixa mitológica, nesta não há esperança.

Mauro Rodrigues, professor de economia na USP e autor do livro "Sob a lupa do economista"

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.