Preto Zezé

Presidente nacional da Cufa, fundador do Laboratório de Inovação Social e membro da Frente Nacional Antirracista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Preto Zezé

Um encontro de negócios entre a favela e o asfalto

ExpoFavela acontece de 15 a 17 de abril no WTC São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De 15 a 17 de abril estaremos diante de um fato histórico: empreendedores, gente que investe, gente de negócios, que inova e cria no asfalto e na favela, têm um encontro com convidados anônimos e famosos no WTC - Sheraton.

A quantidade de inscritos fala por si: mais de 200 mil, de todo o país; 20 mil aprovados, o que foi uma difícil missão para a curadoria. Foram mais de 1.400 vídeos de pitchs, desses foram selecionados 300 para participar do evento. Mais de cem investidores, pessoas físicas e jurídicas, confirmados.

A maioria dos empreendedores inscritos é de mulheres, a maior parte negras, todas de favela. Dos 300 selecionados, a diversidade está contemplada: 50% homens e 50% mulheres, com presença da comunidade LGBTQI+, sendo 60% negros, 22% pardos e com a presença de 14% de brancos, 1% de indígenas e 1% de amarelos.

Os temas são os mais variados: da moda à gastronomia, da arquitetura à tecnologia, do audiovisual ao esporte, da educação à musica; mobilidade e logística; finanças e comunicação; diversidade e economia criativa; saúde, meio ambiente e sustentabilidade; moda, beleza e serviços; e também as startups do asfalto.

Conversando com Celso Athayde, CEO da Favela Holding, idealizador da Expo Favela, que será realizada em parceria com a Cufa, resumi nesses dados algumas questões que julgo fundamental para entender a grandiosidade do que propõe essa primeira edição.

Ouvi de empreendedores e de mentores que este momento é algo muito importante, pois é o encontro no qual as dificuldades podem se tornar oportunidades, no qual o povo das favelas vai para uma agenda comum com o do asfalto, onde a diversidade é a grande virtude em um pais tão guerreado. E, nesse palco dos grandes negócios, a favela está produzindo, está atrás das cortinas, nos bastidores, mas também no palco, na plateia e dialogando de igual para igual com os empresários, empresas e investidores.

Para o empreendedor, é oportunidade de participar de um evento de grande porte, de se conectar a outros empreendedores de todo o Brasil, de buscar investidores e de ser mentorado por grandes empresários. Para o investidor, é oportunidade de compreender, conhecer e se conectar com a potência do empreendedorismo de favelas e periferias.

Fora seu caráter restrito e focado nos negócios, a lição que se tira de um momento assim é que, para além de um evento, a Expo por si só já se tornou uma arena de colaboração para um país mais justo e igualitário, onde todos estão convidados a fazer parte dessa obra maior chamada Brasil. Mãos à obra. Adquira seu ingresso no site expofavela.com.br e nos vemos no WTC São Paulo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.