PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

A lista de Tite

O time titular escolhido pelo treinador será ótimo, os reservas nem tanto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Careca caiu no campo de treinos em Sevilha e o médico Neylor Lasmar foi rápido ao fazer o diagnóstico, dez dias antes da estreia do Brasil na Copa da Espanha, em 1982: distensão muscular.

Não havia ressonância magnética, o que obrigava o médico a decretar o fim do sonho do Mundial com um exame clínico, com suas próprias mãos.

O presidente da CBF, Giulite Coutinho, pediu uma carta para enviar à Fifa e pedir a substituição do centroavante. Lasmar escreveu que Careca não poderia exercer nenhuma atividade física por 45 dias.
Giulite assustou-se com o prazo e desconfiou. Neylor respondeu com veemência: “Doutor Giulite, eu sou o médico e o senhor me pediu o relatório.”

Logo depois, retirou-se para seu quarto pensando na gravidade do que acabara de fazer. Cortou Careca da Copa, numa época em que a única conclusão possível era o exame clínico. A responsabilidade pesou e Lasmar não conseguiu dormir.

Tite deve divulgar poucas surpresas na lista de convocados que irá anunciar nesta segunda
Tite deve divulgar poucas surpresas na lista de convocados que irá anunciar nesta segunda - Markus Schreiber/AP

Pela manhã, o telefone de seu quarto tocou. Do outro lado da linha, Careca estava aflito: “Doutor, corre aqui! Minha coxa está toda preta.” Ao que Lasmar respondeu pensando: “Graças a Deus!”

A história é contada com humor por Rodrigo Lasmar, atual médico da seleção, filho do titular da medicina em 1982 e sobre quem pesava a decisão de levar ou cortar Daniel Alves.

Como em 1982, a comissão técnica não estava disposta a correr riscos. A chance de um jogador ser convocado sem poder participar de todas as partidas será mínima. Isso vale para todos, à exceção de Neymar. No caso de Daniel, só seria diferente se Tite tivesse convicção de que não há outro lateral capaz. Há.

Danilo foi curinga durante a temporada, mas termina como lateral-direito, pelo Manchester City. Fágner terá condição normal de treinamento desde o primeiro dia na Granja Comary. Filipe Luís voltou a jogar. 

Hoje, Tite tem 29 nomes para 23 vagas. A convocação acontecerá nesta segunda-feira (14) depois de uma reunião no segundo andar da CBF com toda a comissão técnica e o coordenador Edu Gaspar.

O técnico deve chegar com todos os nomes prontos, mas ninguém descarta uma conversa para dirimir dúvidas ou avalizar convicções. Há vagas. O terceiro goleiro, os laterais reservas, um zagueiro e dois homens de meio de campo.

Em síntese, Cássio ou Neto? Danilo, Fágner ou Rafinha? Filipe Luís ou Alex Sandro? Geromel ou Rodrigo Caio? As outras possibilidades estão no meio de campo: Fred, Taison, Giuliano e Talisca são quatro homens para dois lugares.

São certas as presenças de Alisson, Éderson, Thiago Silva, Marquinhos, Miranda, Marcelo, Casemiro, Fernandinho, Renato Augusto, Paulinho, Coutinho, Willian, Gabriel Jesus, Firmino, Douglas Costa e Neymar.

O time titular é ótimo, os reservas nem tanto. Há poucas opções para mudar um jogo. No banco só há três especiais: Douglas Costa, Willian e Firmino. Há uma avaliação de que hoje há menos jogadores capazes de transformar partidas do que no passado. 

Giuliano, Taison e Fred não são craques. Mas há quem julgue que podem dar sustentação para quem é capaz de decidir. A lista dos reservas terá muitos coadjuvantes.

A inscrição só ocorrerá no dia 4 de junho. Até lá, será necessário observar a recuperação de Neymar, os treinos de Fágner, torcer para que não venham novas lesões. O que está claro é que só estará na lista final quem puder jogar na primeira fase.

Cláudia, a secretária do 2º andar do prédio da CBF, sabe que não sairá para o almoço e que pode ter de digitar a lista dos 23 por volta de 13h45 desta segunda-feira, quinze minutos antes de Tite divulgá-la.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.