PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Santos e Vasco foi um duelo entre o passado e o presente

Contra Sampaoli, técnico mais ofensivo do Brasil, time do Rio entrou para não perder

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O medo de perder tira a vontade de ganhar foi frase com que Vanderlei Luxemburgo explicou suas muitas vitórias nas décadas de 1990 e 2000. 

Ele jura que não foi por medo de perder que não se sentou no banco de reservas para enfrentar o Santos de Jorge Sampaoli. Mas seria um desafio daqueles que Luxemburgo nunca fugiu.

O mais ofensivo treinador do Brasil atual, o argentino Sampaoli, tatuou no braço frase de Che Guevara. Quase o oposto do lema de Luxemburgo: “Não se vive celebrando vitórias, mas superando derrotas.”

A tatuagem foi coberta por outra, pois havia um erro de grafia. A palavra castelhana “sino”, acima representada pela conjunção adversativa “mas”, foi grafada separadamente em Sampaoli —si no.

Por recomendação de Luxemburgo ou não, o interino do Vasco, Marcos Valadares, teve medo de perder e escalou três zagueiros. Tornavam-se cinco em linha, no sistema defensivo, com quatro no meio. Para contrapor, Sampaoli atacou marcando. 

Nos primeiros sete minutos, o Santos roubou a bola três vezes à frente do meio de campo. Aos 18 minutos, fez 1 a 0 com Rodrygo pressionando a saída de bola de Sidão. A pressão deixou a jogada no pé de Diego Pituca, que encobriu o goleiro. O segundo gol também nasceu de interceptação de jogada no campo de ataque. Recuperação de Jorge, gol de Rodrygo.

A grande semelhança entre o melhor treinador do passado e a esperança de futebol ofensivo para o futuro, entre Luxemburgo e Sampaoli, é o ataque. Os melhores times de Vanderlei tinham obrigação de se impor aos rivais pela troca de passes em direção ao gol. Fossem cadenciados, como o Palmeiras de 1993/1994, ou avassaladores, como o Palmeiras de 1996. Fosse com craques consagrados, como Edmundo e Evair, ou com talento discutível, no Corinthians de Mirandinha e Didi, no Brasileiro de 1998.

Luxemburgo fez bons trabalhos no Grêmio de 2012 e no Palmeiras de 2008, mas o último momento brilhante foi no Santos de 2006, campeão paulista comandando uma defesa de Ronaldo Guiaro, Ávalos e Manzur, ataque de Léo Lima, Reinaldo e Geílson. 

Contra o Corinthians de Tévez, fez o aquecimento com doze jogadores e deixou Antônio Lopes atônito. Aquele Santos venceu o Estadual contra o São Paulo, campeão mundial, e o Corinthians, campeão brasileiro, de Nilmar e Tévez.

Era seu retorno do Real Madrid e Luxemburgo parecia convicto de que poderia voltar à seleção, depois que Parreira dirigisse a equipe na Copa do Mundo da Alemanha. Campeão, Luxemburgo e o país foram surpreendidos pelo anúncio de que Dunga seria o novo treinador. 

Embora não admita, naquele momento deixou de ser brilhante para se tornar comum. Luxemburgo murchou. Nunca mais foi o melhor do Brasil.

O futebol é uma cachaça. Vicia. Luxemburgo sempre volta. Mas por causa do lançamento de sua marca de cachaça, não se sentou no banco contra Sampaoli. Seria uma chance de se colocar de igual para igual com o que há de mais agressivo no futebol brasileiro hoje. Luxemburgo não estava no campo, mas estará semana que vem contra o Avaí, em São Januário, tentando repetir o que esteve escrito no corpo de Sampaoli: não celebrar vitórias, enquanto não superar suas últimas derrotas.

 
 

JOGO QUASE SECRETO
O Palmeiras jogou bem no Mineirão. Outra vez, teve menos posse de bola que o adversário, mas fez 1 a 0 em chute de fora da área de Bruno Henrique. Depois, fez 2 a 0 em contra-ataque. Outro chute de longe de Bruno Henrique. Já são 27 jogos sem derrota no Brasileiro, terceira maior sequência da história.

MUDANÇA DE PATAMAR
Na época de Barcelona, Guardiola fez o Real Madrid vice, em 2010, com seu recorde de pontos: 96. O Barça fez 99. Em 2012, Mourinho foi campeão levando o Real a 100 pontos, recorde espanhol. O City foi campeão com 100 pontos em 2018 e 98 neste ano. O Liverpool é o primeiro vice com mais de 90.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.