PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Crise dos poderosos passa por eterno reinício

Há meio caminho entre cobrar desempenho de seleções tradicionais e compreender cenário do futebol

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Muito pior do que a fria estreia da seleção brasileira contra a Bolívia, na sexta-feira (14), foi o início da Argentina, com derrota para a Colômbia.

Lionel Scaloni é o sétimo treinador dos argentinos em nove anos. A lista, sozinha, explica os insucessos recentes. Scaloni é treinador há dez partidas, Sampaoli ficou 15, Edgardo Bauza (8), Gerardo Martino (29), Sergio Batista (17) e Maradona (24). A exceção foi Alejandro Sabella (41), vice-campeão mundial, a única semifinal de Copa da celeste e branca depois de 1990.

https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2019/06/quem-joga-quais-os-destaques-e-onde-ver-a-copa-america.shtml
O treinador da seleção brasileira Tite durante partida contra a Bolívia pela Copa América, no Morumbi - Henry Romero/Reuters

A Croácia venceu a semifinal do Mundial da Rússia no 13º compromisso de Zlatko Dalic. Parece desmentir que a bagunça leve ao fracasso. Mas o vice-campeonato da Croácia faz saltar aos olhos como há seleções fortes que, no passado, não se precisava levar em conta. A Ucrânia foi campeã mundial sub-20, vencendo a decisão contra a Coreia do Sul. O Brasil nem sequer se classificou para a disputa, a Argentina caiu nas oitavas de final contra Mali e o melhor sul-americano foi o Equador, semifinalista.

A Venezuela, adversária do Brasil nesta terça-feira (17), em Salvador, tem cinco vice-campeões mundiais sub-20 de dois anos atrás.

Existe um meio caminho entre cobrar das seleções mais tradicionais desempenhos à altura de suas histórias e compreender o cenário do futebol mundial. Muitas vezes, quem parece desatualizada é a imprensa.

Os venezuelanos estrearam com boa atuação no primeiro tempo contra a seleção peruana, e queda de produção na segunda etapa. Os peruanos são dirigidos por um mesmo treinador argentino há 57 partidas. Ricardo Gareca consegue, em Lima, o que nenhum de seus compatriotas alcançou em Buenos Aires. Das últimas três edições de Copas América, os peruanos foram semifinalistas duas vezes. A Venezuela chegou em uma. O Brasil, nenhuma.

Há quem pegue esses dados e grite que a seleção brasileira não é mais potência. Basta observar a quantidade de jogadores que saem daqui para atuar em bom nível na Europa para perceber que tem faltado mais trabalho do que talento.

Antes mesmo de a Copa América começar, já se sentencia que a CBF mente ao afirmar que Tite seguirá como treinador, se não for campeão. Tem de seguir. Tite completará contra a Venezuela seu jogo número 38. Nesta década, o Brasil foi dirigido por Mano Menezes (33 jogos), Felipão (29), Dunga (19).

Não é tão absurdo quanto a Argentina, mas o eterno reinício também é estarrecedor.

A tentativa de voltar pelo menos às semifinais da Copa América, depois de 12 anos, passa agora por uma reforma na maneira de jogar do Brasil. 

“Mudamos o desenho”, diz o assistente-técnico Cléber Xavier. Na Copa do Mundo, toda vez que o ataque acontecia pelo lado esquerdo, o lateral direito infiltrava-se como meia, parecido com o Santos de Sampaoli.

Hoje, Tite prefere Daniel Alves sempre aberto pela direita, porque Richarlison não é ponta. É segundo atacante, entra na área e se aproxima do centroavante. Por isso, o segundo volante fica mais recuado, em comparação com Paulinho, na Copa do Mundo. Sua função é proteger os avanços de Daniel Alves.

O único jeito de voltar a ser vencedor é respeitar as etapas de amadurecimento de um time. Seleção não é momento. É continuidade.

Na Copa do Mundo, lateral virava armador
Na Copa do Mundo, lateral virava armador - Folhapress
Na Copa América, lateral se torna ponta
Na Copa América, lateral se torna ponta - Folhapress

Com e sem Marta

A seleção feminina joga contra a Itália. As italianas não têm tradição, mas venceram 9 de suas 11 partidas neste ano e já se garantiram nas oitavas. O Brasil é time de um ritmo só. Joga em linha reta, vertical. Alguém precisa saber a hora de cadenciar o jogo. Daí ser fundamental a experiência de Marta.

Messi x Cristiano

Cristiano Ronaldo mudou o destino da seleção portuguesa, e Messi não consegue fazer o mesmo com a Argentina. Seria simples se fosse na NBA, mas, no futebol, o aspecto coletivo tem sido mais decisivo. Cristiano ganhou Euro e Liga das Nações porque Portugal evoluiu mais que a Argentina no futebol.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.