PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Copa América

Desde 1ª edição, Copa América deixou uma coleção de histórias e lendas

Tão rica em mitos, mais ainda em craques, a Copa América não comove

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nelson Rodrigues conta na crônica “Ladrão de Galinheiro”, sobre a final do Campeonato Sul-Americano de 1959, a velha Copa América, que o estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, estava cercado por 120 mil inimigos ululantes. Puro romance, porque jamais houve tantos lugares disponíveis para lotar o estádio do River Plate, que recebeu 71 mil na decisão da Copa do Mundo de 1978.

O texto genial termina com a descrição precisa, de um jogo que não foi transmitido pela TV e, portanto, Nelson jamais assistiu. Com empate por 1 a 1 entre Brasil e Argentina, gols de Pizzutti e Pelé, Garrincha teria passado pelo goleiro Negri e chutado para o gol vazio. Bola encaminhada para a rede, o árbitro chileno Carlos Robles apitou, ou como descreve Nelson Rodrigues, apitou histericamente. 

“Amigos, Robles assassinou o gol do Brasil!”

A descrição impecável do que provavelmente ouviu pelo rádio contrasta com o relato da revista argentina El Gráfico. Em seus arquivos, as páginas amareladas pelo tempo não se referem ao gol assassinado de Garrincha, mas descrevem o último ataque argentino com um chute à queima-roupa que teria atingido o braço do zagueiro brasileiro Orlando Peçanha. Pênalti para eles.

Entre as páginas de Nelson Rodrigues e as de El Gráfico, apenas uma certeza: Robles roubou. Duro é saber para quem.

Desde sua primeira edição, em 1916, a Copa América deixou uma coleção de histórias, muitas delas puro folclore. O Brasil foi eliminado no sorteio, nas semifinais de 1975, depois de perder para o Peru no Mineirão, por 3 a 1, e vencer em Lima, por 2 a 0.

Por décadas, contou-se que o presidente da Confederação Sul-Americana, Teofilo Salinas, presenciou o cara ou coroa que definiu o finalista e que, com a moeda ainda no alto, alguém no estádio Nacional gritou: “Deu cara! Ganhamos!” O Peru eliminou o Brasil e foi campeão pela segunda vez.

Tão rica em mitos, mais ainda em craques, a Copa América não comove. É lenda se alguém disser que isto é novidade. Foi assim nos últimos 40 anos, fosse no dia em que o Brasil perdeu de 4 a 0 do Chile, em Córdoba (1987), fosse na estreia da seleção na última Copa América disputada aqui (1989). Havia 80 mil lugares disponíveis na Fonte Nova e 13 mil espectadores para assistir a Brasil 3 x 1 Venezuela.

Na primeira vez em que os venezuelanos marcaram contra a seleção, gol de Maldonado, que jogaria no Fluminense, ninguém ligou para o time de Lazzaroni. Só para o vexame de ser vazado pela Venezuela.

Daquela vez, a descrença no país do futebol que havia levado 4 a 0 do Chile em 1987 e 4 a 0 da Dinamarca, em 1989, contrastou com a empolgação depois de passar apuro em Salvador, mas vencer o Paraguai no Recife e se classificar para a fase final, no Maracanã.

Dos 13 mil pagantes na estreia, saltou-se para 89 mil contra a Argentina e 132 mil na decisão contra o Uruguai. Finalíssima em 16 de julho, aniversário do Maracanazo, com gol de Romário e vitória por 1 a 0, em vez da frustração de Ghiggia.

Há 30 anos, à parte a empolgação do título, sepultado um ano depois com a eliminação mais precoce do Brasil em Copas depois do tri de 1970, houve a chance de ver Maradona. Na derrota da Argentina para o Uruguai, na eliminação dos campeões mundiais da época, Dom Diego tentou uma obra prima com chute do grande círculo que tocou o travessão do goleiro uruguaio Zeoli.

Esta Copa América tem duas chances de ficar nos livros. Pode ser o primeiro título da seleção depois do 7 a 1. Ou o primeiro troféu de Messi em toda sua trajetória pela seleção argentina principal.

Para quem gosta de futebol, não é pouco.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.