PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Com Griezmann no Barcelona, Neymar nunca esteve tão por baixo

Só existe uma forma de ele voltar a ser manchete pelas coisas positivas: jogar futebol

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A contratação de Griezmann pelo Barcelona aumenta a sinuca de bico em que se envolveu Neymar. Ele nunca esteve tão por baixo. Ninguém nega sua capacidade de transformar jogos de futebol. A pergunta é como conseguirá virar o jogo de sua carreira.

O novo diretor esportivo do Paris Saint-Germain, Leonardo, deixou claro em sua entrevista coletiva na segunda-feira (8), que não há nenhum clube batendo à sua porta. O Barcelona fez sondagem. O Real Madrid, nem isso. Ninguém está louco por Neymar.

"Hoje, não sei se há alguém querendo comprar, nem a qual preço", disse o dirigente.

Neymar participou de evento de patrocinador neste sábado (13), em Praia Grande-SP
Neymar participou de evento de patrocinador neste sábado (13), em Praia Grande-SP - Rahel Patrasso/Reuters

A compra de Griezmann avaliza o pensamento de Leonardo. Se Neymar caísse no colo do presidente do Barça, Josep Maria Bartomeu, ele não recusaria. Mas fazer o esforço supremo, como o PSG fez há dois anos, não é provável.

O mais caro jogador do planeta quer mudar de emprego e não tem certeza se pode.

Neymar deveria ter voltado a Paris há uma semana. A ausência irritou o presidente do clube, Nasser Al-Khelaifi. O pai do atleta afirmou haver acordo para retornar no dia 15, pois havia compromissos a cumprir com o Instituto Neymar.

Na semana de folga extra, o craque foi visto jogando futevôlei. Estranhou-se o esforço de um jogador em recuperação de ruptura parcial de um ligamento do tornozelo direito, e que só disputou três jogos como titular do PSG desde a lesão, em janeiro deste ano.

O médico da seleção, Rodrigo Lasmar, diz que a recuperação foi acompanhada pelos médicos do clube francês, mas, aparentemente, o tempo é compatível para voltar aos treinos. Um jogo de futevôlei não está fora do script.

Só que a partida aconteceu num dia em que deveria estar treinando com os colegas ou atuando com o instituto.

Há uma guerra fria, não declarada.

Se um craque do porte de Neymar perder uma disputa deste tipo, haverá uma reversão do histórico recente. Desde que Ronaldo quis trocar a Internazionale pelo Real Madrid, em 2002, depois de dois anos recuperando-se de lesões com o apoio do clube de Milão, é raríssimo ver jogadores perderem quando querem quebrar contratos unilateralmente.

Há exceções.

Em 2002, o meia argentino Ariel Ortega recusou-se a voltar ao Fenerbahçe, da Turquia. Depois de uma longa disputa, a Fifa condenou o jogador a pagar US$ 11 milhões ao time turco e suspendeu-o por seis meses. Na corte arbitral, Ortega foi absolvido da multa e a pena caiu para quatro meses. A disputa tirou Ortega de campo por dez meses e ele terminou o período desempregado. Só voltou em 2004, pelo Newell's Old Boys.

Há dois anos, o volante italiano Verratti anunciou o desejo de romper com o PSG e jogar pelo Barcelona. O clube não aceitou. Verratti rediscutiu sua situação e ficou na França. Havia, naquele tempo, um ingrediente extra: Verratti desejava jogar com Neymar e o brasileiro estava trocando a Catalunha por Paris.

Como não há multa prevista na legislação francesa, os jogadores do PSG entenderam que só há um jeito de sair: não renovar contrato. O volante francês Rabiot acaba de se transferir para a Juventus, de graça. Cumpriu o contrato até o fim e saiu livre de qualquer obrigação. Neymar ainda tem três anos a cumprir.

Não dá para dizer taxativamente que Neymar não ganhará a guerra com o PSG. Dá para dizer que sua disputa mais importante é consigo mesmo.

Porque só existe uma maneira de Neymar voltar a ser manchete pelas coisas positivas que faz, em vez das negativas: jogar futebol.

Não há mais dúvida de que a troca do Barça pelo PSG foi um erro. Pior do que Paris, só a decisão de ser cada vez mais pop-star e cada vez menos jogador. Quando joga, Neymar é genial. Então, precisa jogar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.