PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Flamengo é melhor time da história dos pontos corridos

Time faz campanha recorde no Campeonato Brasileiro com 20 clubes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De todos os adversários do Flamengo no Brasileiro, o Grêmio foi apenas o terceiro a ter mais posse de bola. Antes, só o Santos e o Athletico-PR conseguiram. Não adiantou em nada. Todos acabaram derrotados.

Se Renato Gaúcho disputava a glória de ter o time mais bonito de ver jogar no país, impossível qualquer debate depois de enfrentar Jorge Jesus quatro vezes, perder três e só empatar uma delas. 

Neste domingo (17), o Flamengo escalou oito reservas. “Temos um time muito unido e aqui não há titulares e reservas”, disse Gabriel.

Na verdade, há. O time que enfrentará o River Plate, no sábado (23), em Lima (Peru).

Nos últimos treze jogos do Brasileiro, Jesus não pôde escalar seus onze titulares. Ou por convocações, ou por lesões, ou por suspensões e lesões, como em Porto Alegre, no domingo (17).

A combinação da vitória rubro-negra com o empate palmeirense na Fonte Nova deixa a conquista do título ainda mais encaminhada do que já estava. Foi o dia dos erros. A defesa reserva de Jorge Jesus deixou muito espaço pela faixa central, a zaga de Mano Menezes abriu o corredor entre Vítor Hugo e Diogo Barbosa.

Nesse espaço, nasceu a falta cobrada por Arthur Kayke, no final do primeiro tempo.

Na Arena do Grêmio, a vitória do Flamengo se deu por causa de um pênalti mal marcado, mas também pela precisão dos atacantes. Das oito finalizações da equipe do treinador português, cinco foram no alvo. Nenhum time finaliza certo tanto quando o líder do Brasileiro.

Lembra a influência estrangeira de Bela Gutmann. O técnico húngaro conduziu os desertores do Honved na excursão ao Brasil, em 1957, enfrentou o Flamengo, e tornou-se técnico do São Paulo.

Folhapress

Na época em que os húngaros eram especialistas na estratégia de jogo, uma das contribuições de Guttmann ao futebol brasileiro foi melhorar o acerto nas finalizações. Nos treinos, usava números como alvos e indicava onde cada um dos jogadores deveria chutar.

Gutmann trocou o São Paulo pelo Porto. A contribuição ao Brasil, ofereceu também a Portugal, onde foi bicampeão da Europa pelo Benfica.

Na comparação com seus rivais brasileiros, Jorge Jesus dá lições de aproximação de suas linhas, de ocupação de espaço e estratégias de ataque, mas também da observação dos jogadores. Uma delas foi dizer a Gabriel que não finalizasse em dois toques. Pois 80% dos gols do artilheiro do campeonato foram de primeira.

Folhapress

Se Guttmann ensinava a finalizar, Jorge Jesus corrige movimentos técnicos. Além do caso de Gabriel, é famosa sua conversa com o goleiro Júlio César a quem recomendou musculação no braço, para evitar soltar bolas fáceis.

O português tem cuidados técnicos e táticos e, por isso, o Flamengo já é o recordista de pontos. A vitória sobre o Grêmio levou o time a 81 pontos e 25 vitórias. Faltando cinco partidas para o Campeonato Brasileiro terminar, o time já tem a campanha recorde em torneios de vinte clubes. O Corinthians de 2015 teve 81 pontos e 24 triunfos, mas depois de 38 partidas.

O Flamengo é o melhor time que já jogou o Brasileiro por pontos corridos.

Travado

Daniel Alves marcou seu segundo gol pelo São Paulo e arrancou um empate da Vila Belmiro. Houve bons momentos no clássico, mas o São Paulo está longe do que pode fazer. Com Fernando Diniz, são cinco vitórias em doze jogos. Mesmo assim, o técnico tem que ficar para 2020.

Em negociação

Jorge Sampaoli melhorou sua relação com o Santos desde a chegada de Paulo Autuori, em julho. Não há, porém, certeza sobre a permanência do argentino. Ele ainda desconfia do que diz o presidente do clube, José Carlos Peres, sobre os planos da equipe para 2020.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.