PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

É preciso pensar na qualidade dos gramados do Brasileiro

Será sempre melhor se o campeonato for disputado em maioria de campos naturais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Palmeiras estreará o gramado artificial do Allianz Parque neste domingo (16), contra o Mirassol, e só fará isso porque entendeu que terá um campo melhor mais vezes por ano. O clube relutou e capitulou, porque não conseguiu fazer um terreno perfeito em cinco anos da arena.

Outro fator interferiu para que a direção palmeirense mudasse de ideia e optasse pela mudança. Em 2019, 8 de seus 26 jogos como mandante tiveram de ser no Pacaembu (7) ou Brinco de Ouro (1). Isso dá 30%.

Mandava uma, de cada três partidas, fora de casa. 

“Vamos em busca de qualidade e da maior probabilidade de jogar em casa constantemente”, diz o presidente Maurício Galiotte.

Em teoria, evita-se marcar shows para dias de jogos decisivos, mas pode acontecer. Se o espetáculo ocorrer na véspera, o novo gramado permitirá bola rolando no dia seguinte. O jogo contra o Grêmio, eliminação da Libertadores de 2019, teria acontecido no Allianz.

Desde 2016, o presidente do Conselho Deliberativo do Athetico-PR, Mario Celso Petraglia, diz que a única diferença entre jogar na Arena da Baixada ou em outros estádios brasileiros, é que em Curitiba não tem buraco. Quando se pisa ou se toca com a mão, é impossível dizer se a grama é sintética ou natural. É até irrigada como se estivesse em Wembley.

O texto parece uma defesa do campo sintético. Não é.

É óbvio que houve interesses comerciais e políticos da Fifa em liberar a grama artificial. Em 2004, a entidade proibiu um jogo de eliminatórias da Copa no campo sintético da Costa Rica. No ano seguinte, o Mundial sub-17 foi disputado em grama artificial no Peru.

Será sempre melhor se o Brasileiro for disputado em maioria de campos naturais. Em 2020, 10% do torneio será em grama artificial. 

Mas o ponto central é jogar em bons terrenos.

 

Na década passada, o Manchester United lançou DVD com os primeiros mil gols da gestão de Alex Ferguson. Entre 1986 e 1992, as imagens das partidas disputadas entre novembro e março, no chuvoso inverno inglês, mostravam pântanos em vez de campos. Ainda que a tradição fosse o lançamento longo, dava para entender por que tudo era kick and rush na Inglaterra. Não dava para trocar três passes.

Muitos sinais de organização ajudaram a aumentar o nível da Premier League. A influência estrangeira é uma delas. Mas se os campos não melhorassem, Cristiano Ronaldo, Rooney, De Bruyne, Salah e Mané não colocariam a bola no chão.

Na quinta (13), o Cruzeiro enfrentou o São Raimundo, em Roraima. Na véspera, o técnico Adílson Batista espantou-se com o mau estado do campo. “Estava acostumado a disputar a Libertadores e não sabia como estava a Copa do Brasil.”

O Flamengo passou a cuidar e o Maracanã melhorou, mas com 78 jogos disputados em 2019, houve espanto pela ruindade do terreno. Jorge Jesus chegou a questionar por que o Fluminense jogava um dia antes e deixava o campo ruim para o Flamengo.

Mesmo assim, seu time jogou o melhor futebol do país.

O Allianz Parque será o segundo gramado sintético da Série A, o que impõe um desafio a quem organiza o Brasileiro. Não dá para ter o torneio inteiro assim, mas pode haver exceções. Por outro lado, é incrível pensar que Londres consegue ter campos perfeitos na tempestade e o Brasil tropical não impõe padrão de qualidade aos participantes da primeira divisão.

O campo do Palmeiras será bom, como é o do Athletico, do Corinthians, do Mineirão e... não muito mais. Passou da hora de exigir campos bons, para que os campeonatos sejam bons.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.