PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Saga de brasileiros na fase de grupos da Libertadores começa nesta semana

Ter mais representantes na competição aumenta a chance de título e também de fracasso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​Hoje é dia de Real Madrid x Barcelona, mas Porto Alegre só fala do Gre-Nal de 12 de março, o primeiro da história na Libertadores. A ansiedade pelo clássico é mais um emblema de que o futebol sobrevive por aqui.

Ainda há mais interesse pelos clubes nacionais, mesmo com a evidência de que há mais qualidade na Europa.

Outro sintoma desse fenômeno é o Flamengo ter disputado cinco partidas com seu time titular neste ano e levado 286 mil pagantes ao Maracanã, 57 mil em média.

O Flamengo fará sua estreia na Libertadores na Colômbia, contra o Junior, na quarta-feira (4), e terá um grupo encardido, com Independiente del Valle e Barcelona de Guayaquil, ambos do Equador.

A chave mais complicada é a da dupla Gre-Nal, a única com quatro antigos finalistas. Na terça (3), o Inter recebe a Universidad Católica (CHI), vice em 1993, e o Grêmio viaja a Cáli para enfrentar o América (COL), responsável por sua eliminação nas semifinais de 1996.

O atacante peruano Paolo Guerrero comemora o gol que deu a classificação ao Internacional - Silvio Avila/AFP

Também na terça (3), o Athletico-PR recebe o Peñarol, e o Santos começa sua trajetória contra o Defensa y Justicia, dirigido por Hernán Crespo.

O Palmeiras terá, em teoria, a missão mais tranquila da primeira semana, porque jogará, na quarta-feira (4), contra o Tigre, quinto colocado de seu grupo na segunda divisão do Campeonato Argentino.

Antes que se diga que é absurdo um time de segunda divisão na Libertadores, lembre-se que Tigre e Palmeiras se enfrentaram em 2013, quando quem estava na Série B era o Palmeiras. Na época, a vitória do Tigre provocou ira da torcida uniformizada e agressão ao goleiro Fernando Prass, no aeroporto de Buenos Aires.

O mundo dá voltas.

O debute mais arriscado dos paulistas é o do São Paulo, na altitude de 3.825 metros de Juliaca, no Peru. A partida será realizada na quinta (5).

Os dois primeiros meses do ano já produziram fiascos brasileiros, como a eliminação do Corinthians, na Libertadores, e de Fluminense, Atlético-MG e Goiás na Copa Sul-Americana. Nasceu primeiro o ovo ou a galinha? O Brasil dá mais vexame porque seu futebol é pior ou porque há mais times da faixa intermediária da tabela representando o país?

Segundo jogo entre Corinthians e Guaraní do Paraguai, na Arena Corinthians - Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Junto com a década de 1990, os anos 2010 são os que mais registraram conquistas da Libertadores por clubes brasileiros. As seis taças vieram com Internacional (2010), Santos (2011), Corinthians (2012), Atlético-MG (2013), Grêmio (2017) e Flamengo (2019).

Feche os olhos e pense que quem perdeu para o Guaraní, do Paraguai, foi o oitavo colocado do Brasileiro. Esse clube antes não se classificaria para a Libertadores e, por uma circunstância, chama-se Corinthians.

Ter mais representantes aumenta a chance de título e também de fracasso.

Mas os sete representantes do Brasil na fase de grupos entram mirando as fases decisivas. Flamengo e River são favoritos, porque jogam o melhor futebol da América. Só que a Libertadores é um enduro de resistência, e tudo pode ser diferente depois da janela de transferências.

Apesar de estar em curso a Champions League mais imprevisível da década e de as duas últimas Libertadores terem classificado para as semifinais River, Boca, Flamengo, Grêmio e Palmeiras, resiste a lembrança de Atlético Nacional, Independiente del Valle, Lanús e San Lorenzo nas últimas seis decisões.

As mazelas do futebol sul-americano, as vendas de jogadores, demissões de técnicos, viagens longas, a altitude... Tudo ainda faz pensar na Libertadores como o torneio que dá chance para o imprevisível.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.