PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Grandes clubes precisam trabalhar para conquistar corações divididos

Quem tem mais de um time também compra camisa, é sócio e pode inverter preferência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Flamengo tem a maior torcida do Brasil, mas o corintiano torce só para o Corinthians, enquanto o rubro-negro muitas vezes tem outra paixão, seja o CSA, o Bahia ou o Santa Cruz... É lenda!

A velha ideia de que a fidelidade corintiana é maior do que a flamenguista derreteu-se com uma pesquisa do Ibope, divulgada na semana passada.

Pela pesquisa, 41 milhões de brasileiros têm mais de um time. Do total de rubro-negros, 81% torcem só pelo Flamengo e 19% têm outro primeiro clube. Se o Bahia enfrentar o rubro-negro carioca, preferem o Bahia, por exemplo. A conta do Corinthians é de 82% a 18%.

É muito parecido. A ordem se segue com São Paulo (77% a 23%), Palmeiras (75% a 25%), Vasco (79% a 21%) e Santos (66% a 34%).

Nunca despreze um torcedor, mesmo que se diga palmeirense e prefira a vitória do Santa Cruz. A penetração em seis, oito ou dez estados brasileiros é um patrimônio que os clubes de Minas não têm.

“Pensando em representatividade em seis estados, clubes nacionais são os quatro paulistas, os quatro cariocas, o Grêmio e o Inter, que ficam no limite”, diz o diretor da pesquisa, José Colagrossi. “Se pensar em dez estados, só os quatro paulistas, além de Flamengo e Vasco.”

O diretor do Ibope faz questão de reforçar a ideia de que essa infiltração em outros territórios é um patrimônio, porque o segundo torcedor compra camisas, é sócio, adquire e pode inverter sua preferência.

À medida em que o Corinthians vence e o Santa Cruz perde, por exemplo, quem hoje é mais cobra-coral pode passar a ser mais corintiano.

Especialmente se o clube gigante trabalhar para conquistar esse coração dividido.

É conhecida a razão do avanço de Flamengo e Vasco pelo Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Santa Catarina. A transmissão dos jogos pela rádio Nacional espalhava as vitórias dos clubes cariocas pelo país inteiro. “Menos em São Paulo e norte do Paraná, por causa da Serra do mar, que não deixava o sinal passar. E no Rio Grande do Sul”, afirma Colagrossi.

Gabigol com o troféu da Supercopa do Brasil em frente à torcida flamenguista no Mané Garrincha, em Brasília
Gabigol com o troféu da Supercopa do Brasil em frente à torcida flamenguista no Mané Garrincha, em Brasília - Adriano Machado - 16.fev.20/Reuters

A penetração dos clubes paulistas aumentou com transmissões pela televisão a partir dos anos 1980. A pesquisa mostra que o Corinthians tem uma multidão de torcedores em Pernambuco. Um domínio na região parecido com o do Flamengo. Especialmente no interior, porque quem mora longe do Recife está tão distante do Sport quanto do Corinthians.

O Palmeiras tem uma legião em pequenos estados do Nordeste. Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí, também em Pernambuco. O São Paulo também atrai muitos pernambucanos, mas não na mesma quantidade do Corinthians.

O Santos tem fãs no Brasil inteiro, mas o número dos que torcem por outros clubes no confronto direto é maior: 34%. Mesmo assim, um patrimônio. É muito mais nacional do que o Fluminense, que perde nesse aspecto também para o Botafogo, embora o tricolor tenha mais torcida no Rio de Janeiro.

O diretor do Ibope promete para depois da pandemia novas tabulações. Uma das principais curiosidades é sobre a representatividade dos times europeus. Na penúltima pesquisa, em 2017, o índice foi ínfimo, sem valor estatístico.

Desta vez, antes da tabulação, o número parece crescente. “A competição é duríssima para o futebol brasileiro”, confirma Colagrossi. “É mais fácil ver jogos europeus na TV a cabo do que de times brasileiros.”

Há duas décadas, os ingleses decidiram fazer pré-temporada na Ásia. Ganharam território. A hora é de os gigantes brasileiros pelo menos se aproximarem dos estados onde têm torcedores. É estratégia para ganhar torcida e dinheiro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.