PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2020

Equilíbrio é a grande atração do Campeonato Brasileiro, mas não a única

Mundo olha para cá para descobrir jogadores nem tão valorizados por nós

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A arrancada avassaladora do Atlético-MG, de Jorge Sampaoli, com vitórias convincentes sobre Flamengo e Corinthians, mudou o eixo da discussão e tirou momentaneamente o favoritismo do Rio de Janeiro.

Depois de dez anos de discussões sobre "espanholização", com apenas dois candidatos ao troféu, e após os últimos dez meses perguntando se o Flamengo será hegemônico, como o Bayern e a Juventus, o início do Brasileiro mostrou outra perspectiva.

A troca de Jorge Jesus por Domènec Torrent coincide com o pior início rubro-negro na história do campeonato. Claro que pode haver reação. Mas reforça como o Brasileiro é surpreendente. O Atlético foi 13º colocado no ano passado e parece candidato à taça deste ano.

Nos últimos dez anos, nas principais ligas europeias e no Brasil, só o Fluminense (2010), o Montpellier (2012) e o Leicester (2016) são exemplos de campeões apenas um ano depois de terminarem abaixo do décimo lugar.

O Brasileiro tem outros exemplos, como o Palmeiras, rebaixado em 2012 quando o Fluminense foi campeão e depois campeão em 2018, ano em que o Flu brigava contra o descenso.

O equilíbrio é a grande atração do campeonato, mas não é a única. O mundo olha para cá para descobrir jogadores. Alguns, criticados aqui, são exaltados lá. Carlo Ancelotti diz que Richarlison é um dos dez maiores atacantes que já dirigiu.

Esse campeonato dilapidado pelo êxodo e acompanhado só pelos agentes foi visto em 84 países nas duas primeiras rodadas.

Sinal raro de unidade dos clubes nas últimas três décadas, o contrato de direitos internacionais de televisão foi assinado no final da tarde de sexta-feira (7). Na mesma noite, os jogos da Série B foram disponibilizados em plataformas do mundo inteiro.

Os clubes terão o valor mínimo de R$ 2 milhões anuais. Não é muito dinheiro e não se trata disso, mas sim de exportar a imagem.

Jorge Sampaoli comanda o Atlético-MG contra o Flamengo
Jorge Sampaoli comanda o Atlético-MG contra o Flamengo - Ricardo Moraes - 9.ago.20/Reuters

Em 2003, quando o Campeonato Inglês voltou a ser exibido no Brasil, o dinheiro era pequeno, e as audiências, muito menores do que as do Espanhol e do Italiano.

Atualmente, é o torneio mais visto. Liverpool, Manchester City, Chelsea e Manchester United têm torcidas globais.

Trabalho semelhante foi feito na Espanha. Até a virada do século, Real Madrid x Barcelona era um dos maiores clássicos do planeta, mas tinha menos prestígio do que um Milan x Internazionale. Hoje, não há partida que se compare.

A ideia da GSRM (Globas Sports Rights Management) é criar a marca do Brasileiro e, principalmente, definir o conceito do campeonato. Indicar o que ele pode oferecer a quem quiser assisti-lo. Imprevisibilidade, equilíbrio e craques que vão se consagrar mais tarde na Europa.

Pode oferecer mais. No ano passado, só três clubes não mudaram de técnico. Se dez tiverem estabilidade, a chance de haver jogos melhores aumentará, porque as equipes serão mais coesas. Pode apostar.

“O futebol é o melhor embaixador do Brasil e só tem a música como semelhante”, diz Hernán Donnari, CEO da GSRM. A ideia é expandir a marca do campeonato, e o início é a América Latina. “Não é possível ser rei no mundo sem ser soberano na sua casa”, explica Donnari.

Na sua opinião, um dos ingredientes para o Brasil aumentar sua visibilidade é a qualidade dos estádios, até mesmo na Série B. “As pessoas olham as arenas da Copa, olham este Maracanã, que convida para o jogo”, afirma.

O Brasileiro tem potencial para ser a quinta maior liga do planeta, abaixo de Inglaterra, Espanha,

Alemanha e Itália. Não é fácil e vai dar muito trabalho. Parece que agora tem gente querendo trabalhar.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.