PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2020

Corinthians corre atrás do próprio rabo

Missão de montar uma equipe nova e vencedora não será fácil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dyego Coelho voltou ao comando do Corinthians contra o Fluminense, mesmo adversário pelo qual foi batido em sua despedida para a chegada de Tiago Nunes. Na passagem de 2019, o lateral direito campeão brasileiro de 2005 dirigiu a equipe em oito jogos e conseguiu dez gols. Exatamente o mesmo número de Tiago Nunes na classificação do Brasileiro 2020.

A média idêntica, e insuficiente, de 1,25 gol por jogo parece dar razão a Fábio Carille, demitido depois de levar 4 a 1 do Flamengo, com 32 gols em 30 partidas do Brasileiro, e que afirmava que com o atual elenco não era possível ser mais agressivo.

Com todo o respeito à visão de Carille, é necessário trabalhar para melhorar. Mesmo a médio prazo. A ideia inicial da diretoria é manter Coelho pelo menos até a eleição, mas isso só será possível se os resultados ajudarem. A derrota no Maracanã simboliza a dificuldade que haverá para Coelho fortalecer a equipe.

Dorival Júnior já recebeu sinal de que pode ser chamado para a emergência. Não de Andrés Sanchez.

Nem é verdade que há um só modo de jogar nos últimos 12 anos. Tite teve uma formação avassaladora e campeã com o melhor ataque e a melhor defesa do Brasil, 71 gols anotados em 38 jogos. Era bonito de ver.

Há oito meses, Tiago Nunes era avaliado como a revelação entre técnicos do Brasil. Ao aceitar o Corinthians, previu jogar futebol rock’n roll. Não conseguiu. Seu fracasso não é apenas seu. O clube anda em círculos.

Foram três treinadores no Brasileiro 2018, dois no de 2019, e Coelho já é o segundo em 2020. Há dois anos, enquanto lutava para ganhar a Copa do Brasil, o que poderia ter acontecido não fosse um gol mal-anulado de Pedrinho, Andrés Sanchez previa o futuro com nomes como Araos e Bruno Méndez. Não funcionaram.

Dyego Coelho assume o Corinthians após a demissão de Tiago Nunes - Sergio Moraes/Reuters

A oposição aponta gastos superiores a R$ 100 milhões em contratações que não deram certo. O reinício do trabalho será repleto de incertezas, menos pela qualidade do treinador e mais pela turbulência política, a dois meses das eleições.

Taticamente, Coelho terminou 2019 num 4-1-3-2, com Júnior Urso em papel semelhante ao de Gérson, no Flamengo. O reinício foi diferente, mas a busca será parecida com a de Tiago Nunes: mais pressão, mais agressividade.

Não há característica no elenco para fazer esse tipo de jogo, razão pela qual será difícil alcançá-lo com frequência. No Maracanã, o Corinthians não pressionou a saída de bola, não rodou a bola com paciência e mal chegou ao ataque para finalizar.

A rigor, a chance concreta foi numa cobrança de falta de Otero. Muito pouco.

Há dez dias, cogitou-se a preferência de Andrés Sanchez por Mano Menezes, se Tiago Nunes fosse descartado. Bastava olhar para a tabela e conhecer a história de trocas de técnicos para entender o risco contra o Palmeiras. Mesmo assim, Mano aceitou o convite do Bahia.

Confiou mais no projeto de médio prazo, em Salvador, que na incerteza pré-eleitoral do Parque São Jorge.

Apenas mais um símbolo de como não será fácil a missão, de Coelho ou do próximo escolhido, de montar um Corinthians novo e vencedor.

Último time de Coelho em 2019: 10 gols em 8 jogos
Último time de Coelho em 2019: 10 gols em 8 jogos - Folhapress
Último time de Tiago Nunes em 2020: 10 gols em 8 jogos
Último time de Tiago Nunes em 2020: 10 gols em 8 jogos - Folhapress

Cuca está bem

É fácil entender por que Cuca começou o clássico contra o São Paulo com Marinho no banco de reservas: Libertadores. Ele também já mexeu na forma de jogar e puxou Soteldo para ser o segundo atacante, por dentro. O Santos melhora a cada rodada.

Regularidade

O São Paulo ainda não tem regularidade e será difícil encontrá-la a partir de agora. O Brasileiro será um enduro de regularidade, com 5 dos 6 times mais bem classificados viajando para a Libertadores. Os altos e baixos serão maiores.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.