PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Melhor time do Brasil, Flamengo está em risco

Enquanto equipe de Domènec se ajeita com seu jogo de posição, o Atlético-MG cresce

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Domènec Torrent tem o pior índice de gols sofridos entre todos os treinadores do Flamengo desde Oswaldo de Oliveira, em 2015. São 18 gols sofridos e quatro derrotas em 11 partidas. Não é justo atribuir o início ruim ao “jogo de posição”. A grosso modo, neste estilo, a bola vai até o jogador. No ataque funcional de Jorge Jesus, o craque ia até a jogada.

Se não houver compreensão, arrisca virar um time estático. Com Jesus, prevalecia a velha lei de Gentil Cardoso: “Quem desloca recebe e quem pede tem preferência”.

Mas o Independiente del Valle aplica o mesmo tipo de jogo posicional, brilha e faz 5 a 0 no melhor time do Brasil. Não pode ser só isso.

Jogadores do Flamengo durante a goleada sofrida na Libertadores
Jogadores do Flamengo durante a goleada sofrida na Libertadores - Jose Jacome - 17.set.20/Reuters

Por outro lado, o Ninho do Urubu grita que os jogadores cobram de Domènec o nível de detalhamento tático que Jesus oferecia. O português cansou de afirmar que ele não era bom apenas aqui. “Sou bom no Brasil, em Portugal, na China ou na Inglaterra.”

Modéstia à parte...

Domènec pode ganhar a Libertadores. A última derrota por 5 a 0 do Flamengo tinha acontecido em 2009, contra o Coritiba, numa campanha concluída com o troféu do Brasileiro. Perder é normal. De 5 a 0, não é. Mas saber sair da derrota é o que diferencia os campeões.

Enquanto o Flamengo se ajeita com seu jogo de posição, o Atlético-MG cresce. Meio aos trancos e barrancos, mas com o binóculo em fevereiro, quando surgirá o campeão brasileiro.

Daqui até o Carnaval, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Inter e Grêmio poderão disputar 46 partidas, e o Atlético terá só 28. É um dos pontos positivos do Brasileiro. A outra é ser treinado por Sampaoli.

No livro “A Evolução”, o segundo de Guardiola, diz-se que os alemães não conheciam o conceito de “jogo de posição”, quando Pep chegou ao Bayern, em 2013.

Na Alemanha, como aqui, sempre prevaleceu o ataque funcional, como o de Jorge Jesus. O Flamengo se mexia mais, partia mais em direção à bola. O pecado de Domènec, até agora, parece ter sido o de ter mudado funções de seis jogadores. Gabriel era ponta-de-lança e agora joga mais fixo como centroavante —à parte um deslocamento à esquerda contra o Del Valle, inversão com Arrascaeta.

Gerson agora é quase meia esquerda, não mais um segundo volante. Perdeu o efeito surpresa, a infiltração. Everton Ribeiro desloca-se da direita para o meio, dentro de seu quadrante. Mais parecido do que fazia com Jorge Jesus, assim como Arrascaeta, mas a grande diferença é formar um 4-4-2 ou 4-3-3 e quase não se ver duplas de ataque que se movimentam em X, como faziam Gabigol e Bruno Henrique.

Com Dome, time posicional - Folhapress
Com Jesus, ataque funcional - Folhapress

Gabriel é quem mais sofre. Não é centroavante, precisa do movimento mais amplo, que Jesus lhe dava. Talvez não contar com esse entendimento na Europa tenha ajudado o seu fracasso por lá.

Tudo isso pode se acertar com treinos e confiança. O tempo pode afinar o entendimento entre comissão técnica e elenco. Hoje, os jogadores gostariam de testar na prática, e em detalhes, o discurso do treinador catalão.

O melhor time do país está jogando pior do que o Atlético-MG e corre risco contra o Barcelona de Guayaquil.

Invicto

O Palmeiras de Luxemburgo lembra o Flamengo de 2011, dirigido pelo mesmo treinador. Último invicto, era vice-líder quando caiu na 17ª rodada por 4 a 1 contra o Atlético-GO. Terminou honrosamente em quarto lugar. Invicto há 16 jogos, o Palmeiras acumula oito empates.

Replay

O São Paulo foi inferior ao River Plate, muito mais bem treinado, também por ter o mesmo trabalho há seis anos. Gallardo é um técnico fora do normal. Diniz, ainda não. Contra a LDU, em março, o São Paulo fez o seu melhor jogo do ano. Tem de repetir em Quito.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.