PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Luxemburgo trabalhou muito no Palmeiras, mas não fez jovem time jogar

Técnico foi demitido na última quarta (14), e torcida quer estrangeiro no lugar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O dia da queda de Vanderlei Luxemburgo do Palmeiras coincide com os três primeiros colocados na tabela de classificação treinados por estrangeiros: Atlético-MG, Internacional e Flamengo têm Sampaoli, Coudet e Dome.

Parece simples dizer que o futebol brasileiro trocou o velho pelo novo, os técnicos de sucesso da década de 1990 pela intensidade trazida da Europa.

É parte da história. A análise detalhada do caso Palmeiras mostra que não é tão fácil. A cobrança da torcida pelo nome do argentino Gabriel Heinze esbarra na certeza de que o ex-treinador do Vélez exigiria investimentos que não haverá neste momento.

Foi um erro escolher Luxemburgo, quando não se conseguiu o acerto com Jorge Sampaoli, no ano passado. Galiotte fez as contas na ponta do lápis e entendeu que seria um sacrifício viável. Quando avisou o treinador argentino que sua resposta era sim, ouviu novas exigências. Então, o Palmeiras desistiu.Equivocadamente, optou por Luxemburgo.

Se fosse Sampaoli, haveria muitos atritos. O Palmeiras tinha 36 jogadores e hoje tem 27. Reduziu a folha de pagamento em 25% e apostou em 11 jogadores da base.

Sampaoli chega todos os dias às 6h30 da manhã à Cidade do Galo, passa a mão no telefone e pede reforços.

Com a mesma frequência, as mesas redondas repetem que o Palmeiras é o clube mais rico do país e o segundo melhor elenco, abaixo apenas do Flamengo.

O técnico Vanderlei Luxemburgo durante partida contra o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro
O técnico Vanderlei Luxemburgo durante partida contra o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro - Cesar Greco - 14.out.20/Palmeiras/Divulgação

O projeto mudou. O novo técnico terá de tentar ganhar a Libertadores com um elenco de 11 jovens que ninguém conhecia em janeiro: Patrick de Paula, Gabriel Menino, Danilo, Lucas Esteves, Renan, Wesley, Henry, Gabriel Silva, Pedrão, Vinicius e Gabriel Veron.

Desses, conhecia-se Veron, porque foi eleito craque da Copa do Mundo sub-17. Atenção: não era nem sub-20.

Nada disso absolve Luxemburgo. O projeto de renovação está certo, precisa de um treinador moderno, mas exige paciência que as redes sociais não oferecem.

Foi incrível a avalanche de tuítes dizendo que ele estava demitido às 20h de quarta-feira (14), enquanto a reunião da diretoria apenas começava e havia argumentos pela permanência.

Luxemburgo foi para a entrevista coletiva perto das 22h30, mais de duas horas depois da derrota para o Coritiba. Quando saiu dela, aparentemente ainda empregado, o dilema das redes se revelou, como se a carniça houvesse desaparecido debaixo dos olhos dos urubus.

Então, meia hora mais tarde, confirmou-se a demissão.

Não se trata de defender ou atacar a gestão de Luxemburgo. Jornalista não é advogado nem promotor. Muito melhor é analisar com isenção, sem ódio nem paixão. Luxemburgo não faz um trabalho incontestável desde o Santos de 2006, que ganhou o Estadual contra o Corinthians de Tevez e o São Paulo campeão mundial.

Estávamos antes da Copa do Mundo e, depois dela, a CBF optou por Dunga, em vez do técnico campeão brasileiro de 2003 e 2004. Embora Luxemburgo não admita, a escolha lhe caiu como um raio. Por que trabalhar em seu mais alto nível, se ele não dirigiria mais um grande clube europeu, depois do Real Madrid, nem voltaria à seleção?

Um taxista de Foz do Iguaçu conta que apanhava Luxemburgo no aeroporto depois dos treinos no Grêmio, em 2012, levava-o para o cassino e o devolvia para o avião na manhã seguinte. Voava para dar o treino da tarde em Porto Alegre.

No Palmeiras, trabalhou muito. Concentrou-se em fazer uma equipe jovem e bonita de se ver jogar. Não conseguiu. Quem viu o velho Luxemburgo não verá mais. Mas não é só por seu estilo que o Palmeiras ainda não conseguiu ser a nova Academia.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.