PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

As multifunções do Palmeiras de Abel Ferreira

Treinador tem a confiança do elenco e um leque de variações táticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Abel Ferreira não impressiona apenas por ter chegado ao Brasil demonstrando conhecer o Palmeiras, em sua história e alma. Sua personalidade é diferente da de Jorge Jesus. O brilhante treinador rubro-negro da temporada passada é mais espalhafatoso. Abel, mais sóbrio.

Sua tranquilidade já encantou o vestiário do Palmeiras. O goleiro Weverton destacou como, a cada novo caso de Covid-19, o gajo não se perturbava e buscava soluções. Outro mérito é ouvir.

Em vez de se enciumar com o sucesso de Andrey Lopes, com quatro vitórias em cinco jogos, Abel Ferreira ouviu todos os relatos. Andrey costuma dizer que os assistentes têm, no Brasil, a estabilidade que os técnicos não possuem. Por ter trabalhado com Roger Machado, Felipão, Mano Menezes e Vanderlei Luxemburgo, entende o que funcionou e o que deu errado, do que o elenco gostou e o que detestou.

Ouvir foi uma das razões de Abel ter escalado Danilo e depois Ramires, quando todos julgaram que Patrick de Paula voltaria à equipe titular. Disse que Patrick precisava de mais dedicação aos treinos. Eufemismo para os problemas ainda dos tempos de Luxemburgo, que provocaram sua perda de posição por falta de concentração.

Relacionamento é a base de todo trabalho, em qualquer profissão, mas o que mais chama a atenção em Abel é sua versatilidade tática. Manteve o 4-2-3-1 e varia para o 3-4-3, a sanfona que se transforma em 5-4-1 ao perder a bola, como fazia Antonio Conte no Chelsea de 2017 e fez o próprio Abel no PAOK.

A variação de sistema exige capacidade de adaptação a múltiplas funções. Abel já escalou Scarpa como lateral, em linha de quatro, como ala no 3-4-3 e como ponta no 4-2-3-1.

Contra o Athletico, Patrick de Paula atuou como meia-armador, à frente de Zé Rafael e logo atrás de Rony, adaptado à posição de centroavante com as ausências de Luiz Adriano, machucado, e Willian, com Covid.

No segundo tempo, com a mudança de sistema, Gabriel Silva entrou como centroavante e Rony caiu para a ponta.

O carrossel de Abel Ferreira é mais sereno do que extraordinário. Calmo e sem alarde, o Palmeiras tem seis vitórias, um empate e uma derrota, contra o Goiás, com 18 desfalques por Covid e dez jogadores em campo.

Nícleo de Imagem

Na sequência de quatro derrotas, há 40 dias, o Palmeiras parecia irremediavelmente fora da luta pelo Brasileiro. Não está. A cinco pontos do Atlético e com um jogo a menos, tem tanta chance quanto o Flamengo, o São Paulo e o Galo.

Há entraves. Um deles, as disputas simultâneas de Libertadores e Copa do Brasil. É muito difícil repetir o Flamengo de 2019, campeão nas duas maiores disputas, o que não acontecia desde o Santos de 1963, vencedor da Taça Brasil e da Libertadores, beneficiado pelos regulamentos, que previam a entrada do campeão diretamente nas semifinais.

O outro obstáculo palmeirense é enfrentar todos os demais candidatos como visitante, no segundo turno. Irá ao Rio contra o Flamengo, Beira Rio contra o Internacional, Vila Belmiro contra o Santos, Morumbi contra o São Paulo e Mineirão contra o Galo. Só o Grêmio jogará no Allianz Parque.

A favor, a paz e as variações táticas de Abel Ferreira.

MENINOS DO CLÁSSICO

O Santos usou sete garotos da base na vitória sobre o Sport e terminou o jogo com cinco em campo. O Palmeiras começou com três, usou cinco ao todo e fechou a partida contra o Athletico com quatro. Os garotos darão o tom no clássico de domingo (6).

GAROTOS DE COTIA

Enquanto isso, o São Paulo usou seis meninos de Cotia, na vitória sobre o Bahia. Cinco são titulares quase sempre –Diego, Luan, Igor Gomes, Brenner e Gabriel Sara. Fernando Diniz dá estabilidade a um time improvável e tem chance de ganhar o Brasileiro.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.