PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Bata na madeira quando seu time pensar em ser hegemônico

Os que se imaginaram soberanos foram mais tarde criticados por suposta soberba

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alberto Helena Jr escreveu em sua coluna na revista Placar, em 1982: “Bata três vezes na madeira quando seu time for tri”. Elencava equipes que chegaram ao domínio de seus campeonatos por três anos consecutivos e caíram vertiginosamente depois.

O exemplo serve para o Santos de Pelé, penta na Taça Brasil, mas que nunca alcançou o tetra quando o Estadual era o torneio mais importante do país.

Mais ainda para o São Paulo e seu declínio após ser tri brasileiro, em 2008.

É também ilustrativo para o comentário feito por Andrés Sanchez no Arena SBT, na segunda-feira (2). “Se o Flamengo fosse o melhor time do Brasil, não teria levado de 4 a 1”.

O rubro-negro possui, sim, o melhor time, mas a classificação do Brasileiro e a informação de que sofreu gols em 8 de seus últimos 10 jogos permitem pensamentos como o do presidente do Corinthians.

O Flamengo, de Everton Ribeiro e Pedro, tem o melhor time - Edison Vara - 25.out.20/Reuters

O próprio Andrés afirmou há dez anos que o Corinthians seria o maior clube da América e atualmente não consegue nem sequer ser o melhor de São Paulo.

Bata três vezes na madeira quando seu time pensar em ser hegemônico, porque todos os que se imaginaram soberanos foram mais tarde criticados por suposta soberba.

O caso do Flamengo não é esse, e a equipe pode perfeitamente ser campeã, só que o primeiro turno recém-concluído indica equilíbrio imaginado por poucos analistas. São apenas cinco pontos de distância entre o líder, Internacional, e o quinto colocado, o São Paulo.

A diferença pode se ampliar se a equipe de Fernando Diniz vencer suas três partidas adiadas. Por outro lado, pode se concentrar mais, porque o Palmeiras tem um jogo a menos.

Do ponto de vista puramente matemático, Internacional, Flamengo, Atlético-MG, Fluminense, São Paulo e Santos começam o segundo turno separados entre os 30 e 35 pontos, além do Palmeiras com alcançáveis 31.

O São Paulo, de Brenner, goleou o Flamengo - Ricardo Moraes - 1.nov.20/Reuters

Desses, Atlético-MG e Fluminense concentram-se somente no Brasileiro, com meios de semana livres, enquanto os demais lutarão na Libertadores e na Copa do Brasil.

O Flamengo segue favorito, o Atlético apresentou a maior qualidade do primeiro turno, mas os sete disputam. Não é de se menosprezar o equilíbrio num torneio iniciado no meio da pandemia, com jogos adiados e amontoados, desfalques ampliados pelo cansaço e pela Covid-19, e comprometido pela ausência de público.

Sem contar os percalços já tradicionais, como as 13 mudanças de treinador em um único turno, duas a mais do que no ano passado.

Este domingo registra o duelo entre o melhor time do Brasil, o Flamengo, e o de mais beleza no primeiro turno, o Atlético. Ambos com problemas defensivos, o Galo com 23 gols sofridos e o rubro-negro com 25, colocados entre as 11 piores defesas do Brasileiro.

O Atlético não vence há quatro rodadas, e o Flamengo sofreu 34 gols em 25 compromissos sob o comando de Domènec Torrent. A média de 1,35 é muito maior do que com Jorge Jesus: 0,82. No ano passado, Sampaoli passou por crise semelhante à atual. No Santos, registrou só uma vitória entre a 14ª e 21ª rodadas. Depois, reagiu e foi vice-campeão.

É possível repetir a trajetória e disputar o troféu cabeça a cabeça com o Flamengo. O clássico de domingo pode falar muito a esse respeito.

Também falará se o Palmeiras, agora de Abel Ferreira, poderá ou não se meter na briga que tem, hoje, como concorrentes mais sérios Internacional, Flamengo, Atlético e São Paulo.

O duelo entre técnicos portugueses com Ricardo Sá Pinto, do Vasco, repetirá o que houve num amistoso de 1947, quando o São Paulo era orientado pelo gajo Jorge de Lima, o Joreca, e o Flamengo por Ernesto Santos.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.