PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

O rosto do líder do Brasileiro tem passe e chute a gol

Dos 39 gols do São Paulo na competição, 22 (56%) nasceram de jogadas trabalhadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O São Paulo não pode perder pontos tolos, contra times do fundo da tabela, e não correu esse risco contra o Sport, no Morumbi. Mas a definição sobre o campeão brasileiro tem chance de passar pelos confrontos diretos do segundo turno. Dos oito melhores do campeonato, o São Paulo enfrentará cinco no Morumbi e dois fora de casa.

Só sairá contra Grêmio e Fluminense, mas numa sequência possivelmente definitiva, para dizer se o time de Fernando Diniz será campeão ou não. Após o jogo adiado contra o Botafogo, a ser realizado na quarta (9), enfrentará Corinthians, Atlético-MG, Grêmio e Fluminense. Só o Galo em casa.

Jogadores do São Paulo se unem para conversa antes da vitória contra o Sport, neste domingo (6)
Jogadores do São Paulo se unem para conversa antes da vitória contra o Sport, neste domingo (6) - São Paulo FC

Todos os técnicos que jogaram recentemente contra o São Paulo respeitam o trabalho de Diniz. Está forte, tem proposta clara, sabe o que deseja. De seus 39 gols no torneio, 22 (56%) nasceram de trocas de passes. Compare com o Santos, de 44% de bola parada ou o Palmeiras, com um terço proveniente da soma de contra-ataques, faltas, pênaltis e escanteios.

Não é pecado fazer gol de jogada ensaiada. Ao contrário, é bom ter repertório. O São Paulo prefere a bola no pé e já fez sete de fora da área (18%). Contra o Sport, trocou 327 passes apenas na primeira etapa, mais de 500 na soma dos noventa minutos.

Verdade que faltou ser mais incisivo, para aumentar o placar.

Dos oito clubes mais bem colocados, o São Paulo só perdeu do Atlético e foi quem perdeu menos pontos para o pelotão de elite. Mas desperdiçou 13 contra quem briga embaixo.

Diminuiu o ritmo na segunda etapa contra o Sport, tratou de circular a bola, mas com pouca profundidade e quase nenhuma ameaça concreta ao goleiro Luan Polli.

Todo campeão tem seu pecado. O Corinthians de 2017 caiu em casa contra o Atlético-GO, rebaixado, o Palmeiras de 2018 levou 3 a 2 do Sport, no Allianz Parque, e os pernambucanos caíram para a Série B.

Neste ano, o time de Abel Ferreira deixou cinco pontos contra o lanterna, Goiás, e o São Paulo entregou os mesmos cinco para o Vasco, ameaçado. O Flamengo perdeu cinco pontos para o Atlético-GO.

Não deixa de ser curioso que o Brasil vá na direção inversa à apresentada no início das ligas europeias. Aqui, os três líderes são os três times de mais posse de bola, num momento em que parece mais decisivo o passe vertical, quebrar linhas.

O futebol anda mais Klopp do que Guardiola, e os líderes na Espanha, Inglaterra e Itália não estão entre os cinco de maior troca de passes. O Bayern lidera na Alemanha, é o segundo em posse de bola e também preza o jogo direto.

O São Paulo não é um abuso da troca de passes. É o terceiro nessa porcentagem e o segundo em chutes a gol. Mais um sinal de que não se deve rotular. Diniz trabalha para ter uma equipe vencedora, que corrija erros a cada rodada e evolua sempre.

Neste momento, parece necessário observar a possível recuperação do Flamengo, a longa invencibilidade do Grêmio e a volúpia do Atlético-MG de Sampaoli.

O Palmeiras também pode ser campeão, mas terá ainda cinco encontros contra times do primeiro pelotão e quatro deles fora de casa. É também o caso do Santos.

Núcleo de Imagem

MARATONA
Atenção ao número de jogos dos candidatos ao título do Campeonato Brasileiro. Até 24 de fevereiro, data da decisão, Atlético-MG e Fluminense jogarão 14 vezes, e o Flamengo, 15. O São Paulo, nas semifinais da Copa do Brasil, até 19, assim como o Santos, nas quartas da Libertadores. Grêmio e Palmeiras, candidatos na Libertadores e na Copa do Brasil, até 24 vezes. O cansaço também vai pesar.

OLHO EM CUCA
Cuca teve todos os problemas do mundo neste ano. Recuperação de problemas cardíacos, Covid-19, atrasos de salários, necessidade de vender jogadores... Está na briga pelo título nacional. E joga no ataque, em todas as partidas, com versatilidade tática

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior desta coluna dizia que, até 24 de fevereiro, o Flamengo jogará 14 vezes, o Santos, 18, o São Paulo, 20, e Grêmio e Palmeiras, 23. A informação foi corrigida.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.