PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Final eletrizante de jogo contrastou com decisão previsível da Libertadores

Sob forte sol carioca, jogo insosso ganhou corpo com atuação inesperada de Breno Lopes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os minutos finais da decisão entre Palmeiras e Santos tiveram um roteiro épico. Só o fim imprevisível, em uma decisão previsivelmente castigada pelo sol carioca. Só existem duas estações no Rio de Janeiro: o verão e o inferno.

Cuca tentou ir para o Céu, depois de ser expulso em confusão com Marcos Rocha. Saiu do campo para os braços da torcida e inflamou o Maracanã. Os santistas festejaram seu treinador e gritaram Santos, Santos, Santos!

No bate-rebate depois de recolocar a bola em jogo, Rony cruzou na cabeça de Breno Lopes. Até o dia 10 de novembro, o atacante herói da decisão estava na Série B, no Juventude. Entrou aos 39 do segundo tempo na vaga de Gabriel Menino e saiu do Maracanã para a eternidade.

O roteiro imprevisto consagra também o técnico Abel Ferreira, que parecia fazer uma substituição equivocada, enquanto Cuca mexia no time e levava o Santos ao ataque.

A primeira finalização certa do jogo aconteceu somente aos 31 minutos do segundo tempo, com Diego Pituca obrigando Weverton a rebater para a entrada da área. No rebote, Felipe Jonathan fez a bola triscar a trave.

O final eletrizante contrastou com uma decisão previsível. Até o gol de Breno Lopes, o jogo era insosso, pelo insuportável calor. Como previsto.

A única surpresinha foi a Conmebol tenha permitido que 5.000 convidados ocupassem um único setor do estádio, sem separar santistas de um lado e palmeirenses de outro. Diante deste cenário, não adiantava os alto-falantes anunciarem que o uso de máscaras era obrigatório e pedisse cuidado com o distanciamento.

É uma faca de dois gumes transmitir uma decisão de Libertadores para 191 países, de modo inédito, com TV ao vivo em Londres, Paris, Madri, Lisboa e Berlim, e exibir um jogo sem emoção pelos primeiros 60 minutos.

Se o clássico começasse às 18h, ou um pouco mais tarde, a chance de mais qualidade aumentaria, por fugir do calor de 35°C do Rio de Janeiro. Em contrapartida, a quantidade de gente com disponibilidade para assistir ao jogo na Europa diminuiria.

Breno Lopes ganha de Pará e faz o gol que deu o título para o Palmeiras
Breno Lopes ganha de Pará e faz o gol que deu o título para o Palmeiras - Ricardo Moraes/AFP

O Santos sentiu muito o peso da atuação abaixo do normal de Marinho, que não finalizou nem sequer uma vez contra o gol de Weverton. Apesar de dois passes para finalizações, não foi o mais decisivo jogador santista.

Soteldo também não superou a marcação de Marcos Rocha, apesar de dois lançamentos às costas do lateral, bem cobertos por Luan, na primeira etapa.

Enquanto o Santos não conseguia fazer brilhar seus maiores talentos, o Palmeiras tinha sua defesa impecável. Luan e Gustavo Gómez foram impecáveis e Viña foi o destaque individual do primeiro tempo.

Faltava um pouco da criatividade da saída de jogo de Zé Rafael, substituído por Patrick de Paula, e as bolas decisivas de Raphael Veiga, artilheiro da era Abel Ferreira, com 10 gols. Mas Rony e Breno Lopes foram os destaques. Rony ganhou a posição durante a semana e é o homem de mais ações decisivas desde que Abel Ferreira chegou. São 7 gols e 6 passes para gols, uma bola decisiva a mais do que Veiga.

A conquista premia uma temporada de dificuldade para o Palmeiras, que decidiu cortar custos, diminuiu 25% a folha de pagamento e teve seu elenco mais recheado de pratas-da-casa na história. Dos 29 hospedados no hotel Hilton, no Rio de Janeiro, 9 nasceram na Academia de Futebol II, na rodovia Ayrton Senna, centro de treinamento dos garotos.

Mas o incrível foi Breno Lopes marcar seu segundo gol em seu nono jogo pelo clube.

O herói improvável agora tentará fazer o Palmeiras ser campeão mundial no Qatar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.