PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Há um meio termo na análise sobre os jovens jogadores do Brasil

Lista divulgada pela Uefa com 50 atletas sub-21 promissores não tem brasileiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Uefa publicou estudo sobre os jogadores de idade inferior a 21 anos que merecem ser observados neste ano de 2021. A lista tem promissores, como o espanhol Pedri, do Barcelona, e o inglês Bellingham, do Borussia Dortmund.

Ao todo, 50 atletas, 29 nacionalidades, nenhum brasileiro, argentino, uruguaio, chileno ou colombiano. Poderia ser pela óbvia razão de o estudo ser da entidade europeia, mas há dois norte-americanos, dois marfinenses, um senegalês e um ganês. Todos de clubes europeus.

O Real Madrid não parece concordar com a enquete, ou não teria Vinicius Junior (19), Rodrygo (19) e Valverde, uruguaio de 22 anos, como três de seus maiores investimentos em jovens.

O grande perigo de levar a publicação da Uefa a ferro e fogo está no aproveitamento de garotos nos principais clubes brasileiros desde o meio de 2020. Especialmente na Libertadores.

O São Paulo lidera o Brasileiro com Gabriel Sara (21), Igor Gomes (21), Luan (21) e Brenner (20), todos pratas da casa, como titulares. O Palmeiras golpeou fortemente o River Plate, em Avellaneda, com o meio-de-campo composto por Patrick de Paula (21), Gabriel Menino (20) e Danilo (19).

O Santos acaba de vender Lucas Veríssimo (25) para o Benfica e disputa as finais da Libertadores com Sandry (18) e Kaio Jorge (18), ambos campeões mundiais sub-17 pela seleção brasileira, assim como Gabriel Veron (18), do Palmeiras, que esteve no banco contra o River Plate.

Jogar bem o Campeonato Brasileiro ou a Libertadores não é pré-requisito para brilhar na Europa. Nem o contrário. Há ainda a pergunta sobre o nível competitivo dos novos jogadores brasileiros numa disputa de Copa do Mundo. Vale o questionamento, depois de quatro fracassos em Mundiais.

Mas havia o mesmo tipo de dúvida quando João Carvalhaes viu Garrincha fracassar em seu teste de inteligência e equilíbrio psicológico e quase o tirou da Copa do Mundo de 1958.

Há um meio termo entre o pessimismo com a avaliação dos europeus sobre os jovens brasileiros e o realismo da análise de desempenho a cada novo desafio deles.

Fato é que o aperto do calendário da pandemia coincide com times brasileiros dando chances e vencendo jogos importantes com a geração 2020. O Grêmio começou o ano apostando em até oito titulares acima dos 30 anos –Vanderlei, Victor Ferraz, Geromel, Cortez, Maicon, Thiago Neves, Robinho e Diego Souza. Classificou-se para a decisão da Copa do Brasil com Rodrigues, Darlan, Matheus Henrique, Pepê e Ferreirinha, todos abaixo de 24 anos.

Kaio Jorge vibra em imagem fechada
Kaio Jorge comemora gol no primeiro jogo pelas quartas de final contra o Grêmio - Diego Vara - 9.dez.20/Reuters

Muitos desses novos jogadores têm demonstrado capacidade de entender o jogo taticamente. Patrick de Paula não é o mais brilhante dos meninos do Palmeiras, mas já foi primeiro volante, meia-esquerda e ponta-de-lança, escalado atrás dos dois atacantes contra o Athletico.

Gabriel Menino é um espanto de qualidade técnica misturada com polivalência. Joga de primeiro volante, meia-direita, ponta-direita ou lateral. Contra o River Plate, foi um híbrido de armador, quando o Palmeiras tinha a bola, e lateral direito, quando era necessário fazer a recomposição.

Também é espantoso como cobramos do técnico da seleção brasileira que dê oportunidade a quem joga no Brasil e, muitas vezes, temos como parâmetro o fato de não haver protagonistas brasileiros na Europa, à exceção de Neymar.

É importante ponderar por que razão os craques daqui não são mais tão craques lá. Mas também importa lembrar que o Brasil nunca ganhou a Copa do Mundo tendo mais convocados de clubes europeus do que de times brasileiros.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.