PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Copa Libertadores 2020

Palmeiras e River Plate farão duelo do ataque na Libertadores

Times lideram artilharia desta edição e da história do torneio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O River Plate chega às semifinais da Libertadores com o melhor ataque da história do torneio. São 31 gols. O Palmeiras era o detentor do recorde até os 28 minutos do segundo tempo do último jogo das quartas de final. Foi o momento em que o River marcou seu quinto gol no 6 a 2 contra o Nacional (URU).

Segundo ataque desta Libertadores e da história, o Palmeiras já marcou 29 vezes. Mas jogou mal seus últimos quatro jogos, contra o América-MG (duas vezes), Bragantino e Internacional. Obteve vitória de time grande contras os mineiros, daquelas que vêm apenas da confiança de ser melhor.

Se o duelo entre River e Palmeiras tem os dois ataques mais positivos, o Santos enfrentará a defesa menos vazada dos semifinalistas. O Boca Juniors sofreu apenas três gols, um a menos do que o time de Abel Ferreira.

Se a estatística tivesse peso, o Santos seria o patinho feio, por possuir o segundo pior ataque e o maior número de gols sofridos, comparados os quatro semifinalistas.

Cuca parece ter largado mão do Brasileiro e concentra todos os esforços na tentativa de vencer sua segunda Libertadores. Em 2013, o Atlético de Ronaldinho Gaúcho, dirigido pelo atual treinador santista, tinha a melhor campanha e o melhor ataque. Não era patinho feio.

Dos quatro semifinalistas, o mais forte é o River Plate. Embora tenha jogado mal contra o Athletico, nas oitavas de final, o River joga de memória, mesmo quando varia seu sistema tático. Marcelo Gallardo é o melhor técnico de clube da América do Sul, chegou a 3 finais e ganhou 2 edições nos últimos 5 anos.

Cinco jogadores do time argentino River Plate se abraçam e comemoram gol marcado por Rafael Borre
Rafael Borré, do River Plate, comemora ao marcar gol contra o Boca Juniors no sábado (2), pela Copa Diego Maradona - Marcelo Endelli/AFP

Está invicto há 13 partidas e só perdeu três vezes nesta temporada. Jogou 30. Tem mais descanso do que o Palmeiras, o segundo clube em número de partidas no Brasil, com 58, atrás apenas do Grêmio (60). Pelo cansaço, é como se o ano palmeirense tivesse 12 meses, e o riverista, apenas 9.

O Palmeiras é o único invicto da Libertadores e pode ser o oitavo campeão da história sem derrotas. Ou seja, mesmo com a força do River Plate, pode vencer. Em Libertadores, comandado por Marcelo Gallardo, o River perdeu só três vezes como mandante, mas jogará no estádio do Independiente, pela reforma do Monumental de Nuñez.

Não será um jogo fácil para o Palmeiras. Nem para o River. Também não será simples para o Santos nem para o Boca Juniors.

Na semifinal de terça, o Palmeiras terá de anular a rapidez dos três atacantes, os colombianos Santos Borré e Carrrascal, acompanhados do argentino Matías Suárez. Carrascal também é habilidoso, usa o lado esquerdo para jogadas em diagonal e infiltrações em direção ao gol.

Mas caberá ao time de Abel Ferreira, principalmente, capacidade de impor seu estilo. Marcação forte na altura do meio de campo, interceptações de passes, inversões do lado da jogada e rapidez para chegar à área com passes verticais.

Jogadores do Palmeiras observam comemoração de Gustavo Scarpa após gol na Libertadores
Jogadores do Palmeiras observam comemoração de Gustavo Scarpa após gol na Libertadores - Alexandre Schneider - 15.dez.20/AFP

O Palmeiras venceu o América na noite de quarta-feira (30), viajou na mesma madrugada, dormiu na Academia e acordou direto para o treino na manhã de 31 de dezembro. Se aproveitou o trabalho –e o descanso– da primeira semana com um jogo só desde agosto, fará uma decisão madura contra o River Plate.

O Santos também. Mas precisará da inspiração de Marinho e Soteldo para ganhar do Boca na Bombonera.

Campos de futebol com esquema de formações do time argentino River Plate em 4-3-3 e do Boca Juniors, em 4-4-2
Folhapress

Europeus

Até hoje, só dois treinadores europeus ganharam a Libertadores. O croata Mirko Jozic, pelo Colo-Colo, em 1991, e Jorge Jesus, pelo Flamengo, em 2019. Abel Ferreira pode ser o terceiro. A missão não é simples, mas são três jogos para a taça.

Bicampeões

Cuca pode entrar num seleto grupo de 13 treinadores bicampeões, dos quais 4 brasileiros: Lula, Telê Santana, Autuori e Felipão. Miguel Angel Russo, do Boca Juniors, também pode. Foi vencedor pelo próprio Boca, em 2007.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.