PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

São Paulo não faz bem as coisas que melhor sabia fazer

Time dá todos os sinais de que não será campeão, mas sua única chance é voltar a jogar feliz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O futebol no tempo das redes sociais vem em ondas, como o mar. Elas produzem repetições de verdades absolutas que nem sempre são tão definitivas. Abel Braga que o diga. O início de 2021 criou também a certeza de que Fernando Diniz não tem alternativas táticas e, por isso, o time despenca na briga pelo troféu.

Mas o São Paulo liderou por oito rodadas e fechou 2020 com o melhor ataque, defesa menos vazada, único invicto como mandante e com apenas um gol sofrido pela pressão em sua saída de bola.

Em 20 dias do novo ano, tem a segunda pior campanha do Brasileiro, só dois pontos ganhos, à frente apenas do Botafogo. Não é falta de alternativa tática. O São Paulo parou de fazer bem o que fazia de melhor.

Não se trata da saída de jogo, que sempre foi um risco. A obsessão por fazer os lances se iniciarem pela faixa central do campo de defesa, abrindo os zagueiros pelos dois lados, sempre assustou. Mas o que havia de melhor era a capacidade de inversões de posições, agrupar os dois meias do mesmo lado, concentrar mais jogadores para ter superioridade numérica do lado onde está a bola e surpreender com infiltrações em tabelas rápidas.

O São Paulo não está conseguindo fazer. E, mesmo assim, sempre se fala da tal saidinha.

O Fluminense entregou um gol ao Coritiba em erro de saída de bola. O Palmeiras entregou com Émerson Santos, contra o América-MG. Mas a discussão sobre a saída curta é sempre no São Paulo.

Há dois fatores que podem contribuir para a crise. O primeiro é o fato de não repetir o time que alcançou a liderança desde 23 de dezembro, quando perdeu para o Grêmio por 1 a 0 em Porto Alegre. Mesmo com o resultado ruim, foi sua última boa atuação.

O outro fator é a juventude. Você já leu aqui sobre os cinco meninos de Cotia, titulares durante boa parte da campanha, que tornaram a equipe de 2020 mais jovem do que os Menudos de 1985. Brenner, Gabriel Sara, Igor Gomes, Luan e Diego Costa têm 21 anos –Diego voltou à reserva.

Dos cinco Menudos de Cilinho, o mais novo era Muller (19 anos), o mais velho era Márcio Araújo (25), Nelsinho tinha 23, Sídnei 22 e Silas estava com 20. Aquele time não sentiu nenhum peso. O São Paulo era campeão de 1980, 1981, não tinha jejum de troféus e os jogadores eram extraordinários. Os de hoje ainda têm de se provar.

Fernando Diniz será o técnico contra o Atlético-GO. Não será demitido antes da partida do domingo (31) e terá tempo para recuperar a formação titular e a tranquilidade de um elenco, agora também vítima de atentado por criminosos que atacaram o ônibus a caminho do Morumbi, com paus e bombas.

Em vez de ajudar, os vândalos tornaram mais difícil a situação, porque nos grandes momentos da equipe na campanha os sorrisos estavam estampados nos rostos de seus meninos. Agora, as expressões são tensas, como as de Tiago Volpi e Reinaldo discutindo logo após o apito final.

O São Paulo dá todos os sinais de que não será campeão brasileiro. Mas sua única chance é voltar a jogar feliz.

Retrovisor

Por mais que oscile, o Flamengo segue parecendo ser o time mais forte para a reta final. Lembra o São Paulo da época dos títulos. Na hora de decidir, sempre é mais provável que chegue o elenco mais forte e o ambiente mais experiente. Ainda é o rubro-negro.

Semana decisiva

O Palmeiras finalmente escalou reservas. Era mais ou menos anunciado que Abel Ferreira pretendia isso em Fortaleza, para descansar do calor, da viagem e da partida. O provável é que use os titulares contra o Vasco e prepare a final contra o Santos, mais descansado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.